• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 30/01/2015
Boas Práticas

Educação financeira melhora desempenho em matemática de alunos dos Anos Iniciais

Aplicada pela E.E. Brasílio Machado, disciplina também melhorou os hábitos de consumo dos estudantes

Com o intuito de fazer com que as crianças mudassem os hábitos de consumo e melhorarem os resultados em matemática, a E.E. Brasílio Machado promoveu, em 2014, uma disciplina sobre educação financeira para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. O objetivo da iniciativa foi fazer com que os alunos aprendessem a consumir menos, além de se tornarem cidadãos mais conscientes, auxiliando os próprios familiares nessa descoberta.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A oficina, que faz parte da matriz curricular da Escola de Tempo Integral, foi escolhida pelos educadores da unidade em um momento em que os alunos apresentavam dificuldades em matemática. “Os índices da nossa escola no Saresp estavam baixos em matemática. Depois da oficina de educação financeira tivemos um salto grande. Ainda queremos caminhar muito mais, mas essa foi uma sinalização de que estamos no caminho certo”, afirma a diretora da unidade escolar, Simone Santoro Romano.

Para ensinar o assunto de forma lúdica e divertida, a professora Beatriz Tormin Ribeiro faz uso de jogos e até de dinheiro de brinquedo. “Tenho aprendido muitas coisas. Como usar o dinheiro direito, como eram as notas antigamente, por que é importante guardar. Já estou até juntando para pagar minha faculdade no futuro”, conta o aluno de 10 ano, Enzo Lucca Graçapizarro.

“Aprendo todos os dias com minha filha. Ela tem me ensinado que R$ 1 é importante e faz diferença sim”, revela Francineudo Lopes da Silva, pai da aluna Anna Luisa Ferreira Lopes.