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segunda-feira, 13/02/2012
Escola de Tempo Integral

Aulas de Ensino Médio Integral começaram hoje com mais de 4,6 mil alunos

Ideia do novo modelo de Ensino Médio é intensificar a formação intelectual do aluno, de acordo com suas habilidades e áreas de interesse As 16 escolas que oferecem o novo […]

Ideia do novo modelo de Ensino Médio é intensificar a formação intelectual do aluno, de acordo com suas habilidades e áreas de interesse

As 16 escolas que oferecem o novo modelo de Ensino Médio Integral recebem, a partir de hoje (13), mais de 4,6 mil alunos de 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. Em evento celebrado nesta manhã, na Escola Estadual Conde do Parnaíba, na cidade de Jundiaí, o secretário Herman Voorwald deu a largada para este que é um dos principais projetos da Secretaria da Educação. Nesta modelo, os professores atuam em regime de dedicação exclusiva e os prédios escolares são voltados especialmente para a proposta.

“Essas 16 escolas passaram por reformas e terão uma infraestrutura de tecnologia e física invejável. O objetivo é que ao final da gestão possamos expandir esse projeto de forma segura e equilibrada para 300 escolas”, afirmou o secretário de Estado da Educação, Herman Voorwald.

A estrutura do novo modelo de Ensino Médio contará com salas temáticas de português, história, arte e geografia, salas de leitura e informática, laboratórios de biologia, química, física e matemática.

“O próprio professor vai organizar a sala de aula temática. Na sala de história, por exemplo, você tem todo material organizado para que os alunos se desloquem pelo ambiente escolar”, explica a coordenadora do programa Educação – Compromisso de São Paulo, Valéria de Souza.

Na matriz curricular, os alunos terão orientação de estudos, prática de ciências, preparação acadêmica ou para o mundo do trabalho e auxílio na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. Gabriel Miranda sabe muito bem disso. E essa foi a principal razão que fez com que o estudante de 15 anos escolhesse uma escola em tempo integral. “Quero cursar medicina e tenho que estudar bastante. Com esse modelo tenho mais possibilidades de alcançar meu objetivo”, acredita.

A ideia principal das Escolas de Ensino Médio Integral é orientar os alunos no auxílio e na elaboração de um projeto de vida, que consiste em um plano para o seu futuro. O objetivo é capacitar o estudante para a continuação dos estudos após o Ensino Médio e também para o mercado de trabalho. “Assim que o aluno entra na escola ele é preparado para pensar em seu projeto de vida, o que ele quer para seu futuro acadêmico e profissional. Nossa escola é pensada para atender essa expectativa, a partir do projeto de vida de cada aluno”, ressalta Valéria, coordenadora do programa Educação – Compromisso de São Paulo.

E não são só os alunos os únicos interessados na escola em tempo integral. A dirigente de ensino da região de Jundiái, Eliana Maria Boldrin, conta que desde o começo todos receberam muito bem a ideia do novo programa. “Quando os diretores souberam do projeto ficaram entusiasmados. Fizeram a reunião do conselho de escola, que conta com a participação de todos representantes da unidade e todos foram unânimes em aceitar o projeto”, afirma Eliana.

Entre os professores, a ideia também foi bem aceita. Paulo Afonso Pereira, professor de química da E.E. Conde do Parnaíba, conta que o programa atende a grandes aspirações que tinha no começo da carreia. “Depois do treinamento que a gente recebeu para atender esses alunos a minha expectativa é imensa. Acredito que essa vai ser a escola que a gente sempre quis trabalhar”, afirma Pereira.

Formação

Todos 249 professores das Escolas de Ensino Médio Integral passaram por uma formação específica para atuarem como docentes do novo modelo. Agora, os docentes vão atuar em regime de dedicação plena e integral de 40 horas semanais com carga horária multidisciplinar, que promove uma maior aproximação entre professor e aluno. Para isso, há uma gratificação de 50% sobre o salário-base, o que equivale a um aporte de R$ 5,68 milhões anuais, R$ 355 mil ao ano por unidade de ensino.

“Nós teremos de mudar. Aquela aula tradicional de antes vai ser bem diferente. Acredito que darei aula na escola dos meus sonhos”, finaliza a professora de Matemática da E.E. Conde do Parnaíba, Maria Tereza de Souza.

Saiba mais sobre o programa