• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/02/2014
Sociedade

Aulas de inglês para alunos a partir de 6 anos chegam à 56 escolas em 2014

Parceria entre Educação e Holanda possibilita ensino do idioma para 14 mil alunos do 1º ao 5º ano

O projeto-piloto Early Bird, desenvolvido pela Educação em parceria com o Ministério da Educação e Cultura da Holanda, que oferece aulas de inglês para alunos a partir dos 6 anos de idade, foi expandido. Nesse ano, ele será levado para 56 escolas estaduais, sendo 11 delas da capital e as demais em 45 municípios da região metropolitana e do interior do Estado. Ao todo, são atendidos 14 mil estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O projeto utiliza uma metodologia diferente, desenvolvida pela Universidade de Ciências Aplicadas de Roterdã (RUA), e que tem como foco o trabalho da oralidade sem comprometer a alfabetização. A parceria com Holanda foi firmada exatamente por esse ser um país referência no ensino do segundo idioma para alunos a partir de 6 anos. No final de 2013, o projeto começou em 10 escolas e agora acaba de ser expandido.

A inovação está articulada ao programa Ler e Escrever e já foi inserida na grade curricular das escolas. Nessas unidades, os alunos têm aulas duas vezes por semana, sempre com atividades lúdicas, como músicas e jogos. Para os professores de inglês que atuarão no programa, a Educação ofereceu, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Professor (EFAP), um curso especializado na metodologia com duração de uma semana.