quinta-feira, 06/08/2015
Pais e Alunos

Avaliação de desempenho marca retorno às aulas do segundo semestre

Exame acontece duas vezes por ano, nos meses de fevereiro e agosto

Entre os dias 3 e 7 de agosto, as cinco mil escolas da rede estadual participam da nova edição da Avaliação de Aprendizagem em Processo (APP). A data é uma orientação da educação às unidades de ensino, que têm autonomia para definir o melhor horário e dia da semana. A avaliação inclui questões de Língua Portuguesa e Matemática, propostas pelo Currículo do Estado de São Paulo. O conteúdo exigido nas provas varia de acordo com o ciclo de ensino.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Aplicado duas vezes ao longo do ano letivo, nos meses de fevereiro e agosto, o exame é obrigatório em todas as escolas com classes do 2º do ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, totalizando um número superior a 3,9 milhões de participantes. A prova tem como objetivo diagnosticar o desempenho dos alunos no primeiro semestre e apontar estratégias para o aprendizado até o fim do ano letivo.

Para garantir a precisão dos dados obtidos nos exames, todos os professores têm à disposição o manual “Comentários e Recomendações Pedagógicas”. Com ajuda do documento, os educadores poderão identificar em quais disciplinas os alunos apresentam um bom rendimento e, no caso das dificuldades, como melhorar o aprendizado. Os resultados são utilizados exclusivamente pelas escolas e educadores e não serão divulgados em público.

Os professores também podem efetuar o download dos cadernos do professor na Intranet do servidor. O conteúdo aborda as disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática da Avaliação de Aprendizagem e Processo para os Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio.

Os índices extraídos são utilizados pela Educação para produzir orientações aos educadores, desenvolver programas e projetos que atuem nas dificuldades dos alunos.

Reflexão e discussão dos resultados do Saresp

No dia 12 de setembro, está previsto para ocorrer um encontro para reflexão e discussão dos resultados do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp). Neste ano, a prova está prevista para ser aplicada nos dias 24 e 25 de novembro.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação