• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 20/03/2015
Professores e Funcionários

Balanço da Educação estadual mostra que 96% dos professores comparecem às aulas

Média de ausências registrada na primeira semana está dentro das faltas rotineiras da rede

A Secretaria da Educação do Estado informa que na semana entre os dias 13 e 19 de março a média de comparecimento dos professores nas escolas estaduais ficou em 96%. Os dados foram tabulados com base nos registros da Coordenadoria de Gestão de Recursos Humanos (CGRH). Foram contabilizadas todas as ausências – justificadas, injustificadas, abonadas e faltas médicas – e o índice de 4% de faltas está dentro da normalidade da rede estadual de ensino.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Mais uma vez os professores mostraram seu compromisso com o ensino e compareceram às salas de aula. O direito de paralisação é legítimo, mas não pode se sobrepor ao direto inalienável de aprender dos mais de 4 milhões de estudantes. Por isso, reforçamos a importância de pais e responsáveis levarem seus filhos às escolas. As faltas pontuais, como de praxe, estão sendo repostas por meio de um banco de 35 mil professores substitutos, garantindo assim o funcionamento das unidades”, afirma a subsecretária de articulação regional da Secretaria, Raquel Volpato.

Durante toda a semana, a Secretaria orientou suas 91 Diretorias de Ensino a circularem pelas escolas para prestar os esclarecimentos necessários aos pais, alunos e docentes. As visitas mostram que as atividades pedagógicas ocorreram nas unidades de ensino.

O diálogo, inclusive, é a base desta gestão. Apenas este ano foram realizados quatro encontros com representantes da Apeoesp e, além disso, a Secretaria mantém uma Comissão Paritária, formada por representantes do governo, sindicatos e outras entidades profissionais para discutir a carreira do magistério paulista.

Foi em conjunto com os servidores que o plano de carreira inédito foi materializado, e que estabeleceu aumento acumulativo de 45% em quatro anos e alçou o piso salarial paulista a patamar 26% maior do que o nacional. Os profissionais da Educação ainda podem conquistar o reajuste salarial anual de 10,5% por meio da valorização pelo mérito. E recebem bônus, também anual, pela melhoria do ensino nas escolas.