quarta-feira, 10/04/2019
A Escola Que Queremos

#BalançoTrimestral: Diretoria de Ensino de Jales recebe duas creches do Creche Escola

Unidades atendem crianças de 0 a 5 anos com grande estrutura

O Programa Creche Escola, que visa parcerias entre município e Estado para a construção de creches, entregou duas unidades na Diretoria de Ensino de Jales, nas cidades de Aspásia e Guzolândia.

Em Aspásia, creche tem capacidade para 70 crianças de 0 a 5 anos

Inaugurada no início de fevereiro, a Creche Escola Rosângela Aparecida Veiga Gonçalves, em Aspásia, tem capacidade para atender 130 crianças de zero a cinco anos. A instalação conta com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço, além de respeitar todas as normas de acessibilidade e segurança.

A família do contador Thiago de Jesus Francisco, de 38 anos, esteve presente na inauguração para ver onde o pequeno Davi, de 5 anos, estudará. Ele é um dos três filhos que estudarão na rede pública da São Paulo. “Minha expectativa é muito grande. Com a educação é que conseguimos construir um futuro mais próspero e uma nação melhor”, ressaltou.

Presente na inauguração, o secretário Rossieli Soares ressaltou que é nesses edifícios que começa a cidadania. “A escola é aqui que fala do nosso futuro e do que queremos de melhor. A educação é que transformará a nossa sociedade”, enfatizou.

Em Guzolândia, unidade conta com berçário, fraldário e lactário

Inaugurada no dia 23 de março, a EMEI Mirelle Michele, no pequeno município de Guzolândia, tem capacidade para atender 130 crianças de 0 a 5 anos. A instalação conta com salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, banheiros, refeitório e uma área de serviço, além de respeitar todas as normas de acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

“Muito mais que a estrutura física, a creche significa saber que pessoas que vão trabalhar aqui ensinarão crianças que irão contribuir para nossa sociedade”, resume o prefeito Luiz Antônio Pereira de Carvalho

Para a diretora Maria de Lourdes Chiari da Silva, o que mais conta é o ambiente: “Desde o dia 1 de abril temos 65 crianças já matriculadas e que estão estruturando um futuro magnífico dentro desse ambiente acolhedor”, pontua.

Como funciona o Programa Creche Escola

No primeiro trimestre da gestão João Doria foram inauguradas 20 creches em diferentes regiões. O investimento nessas 20 unidades é de R$ 31 milhões e permitiu a criação de 2,6 vagas na educação infantil.

O Programa Creche Escola tem como principal objetivo fortalecer a formação básica e a parceria entre municípios e governo. Ele é aberto aberto aos 645 municípios do estado e funciona no formato de parceria: O Estado disponibiliza verbas parceladas para construção e o município deve arcar com a gestão da obra e a cessão do terreno, que deve seguir um dos três tipos fornecidos.