• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/09/2013
Boas Práticas

Banda marcial estimula disciplina e transforma vida de alunos

Conjunto da E.E. Professor Armando Gaban desfilará na celebração do Dia da Independência pela 6º vez

Aos sábados, um som diferente povoa as dependências da E.E. Professor Armando Gaban, em Osasco, quando a banda marcial da escola se reúne para ensaiar. Os alunos são pontuais, bem cedo, às 8h, já cruzam os portões.

Depois de organizar os instrumentos, os músicos começam a arriscar acordes. A jornada é longa, quatro horas de ensaio. Mas o estudo prático não fica restrito ao espaço da escola. “Toquem em casa, precisamos estar prontos!”, deixa o recado Henrique Wider, monitor da banda e aluno do Ensino Médio.

Tanta dedicação tem um motivo. “De 1º de fevereiro até dezembro há convites para atendermos em nossa agenda”, diz José Sebastião Rodrigues, fundador e coordenador da banda. Os alunos tocam em eventos de Osasco e até em cidades vizinhas. Campos do Jordão, Porto Feliz, Cajamar, Caieiras e Cotia são alguns locais visitados.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A banda nasceu em 1996. José ou professor Rodrigues, como é saudado entre os alunos, é morador do bairro onde a E.E. Professor Armando Gaban está inserida e começou as atividades com a missão de fazer os jovens sonharem. “A banda é um estímulo para que eles não se envolvam com coisas ruins e percebam que podem atingir determinados objetivos”, afirma.

Do primeiro passo até hoje, são 17 anos de inúmeras realizações. Da E.E. Professor Armando Gaban saíram professores de música e profissionais que atuam em diversas áreas do conhecimento. “Aqui eles aprendem valores que levam para a vida. É a organização, disciplina e a importância dos estudos. Tudo isso transforma a realidade deles”.

Novos integrantes

Há dois meses, Richard Vieira Felicio, aluno do Ensino Fundamental, ingressou na banda. Já familiarizado com o instrumento, responde com convicção o que toca. “Sou um dos trompetistas”, afirma. Para o professor Rodrigues, o iniciante é um exemplo. “Ele tem inspirado muito a banda. Mesmo com pouco tempo está muito motivado. A prova é que já o deixamos tocar”.

Símbolo

“Um símbolo. Vejo a banda como um símbolo”, diz a vice-diretora da E.E. Professor Armando Gaban, Vânia Mazzei. “A escola ficou conhecida pela banda e os alunos melhoraram muito no rendimento. Ser bom aluno é uma exigência para participar”.

7 de Setembro

Nesse sábado (7), será a sexta vez que a banda participa do Desfile Cívico e Militar do Dia da Independência, no Anhembi. O evento é o preferido do aluno Henrique Wider. “É muito emocionante ver todos aplaudindo”. Já para o professor Rodrigues, a comemoração é dupla. “É sempre uma honra participar. Em 2013, será ainda mais especial, no mesmo dia a banda completa 17 anos”, conta.