07/03/17

Biblioteca pessoal de Fernando Pessoa está disponível online e gratuita

Categoria

Mais de 1140 volumes deixados pelo próprio poeta compõe o acervo

Somente uma visita à Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, permitiria uma consulta à Biblioteca pessoal do poeta. Mas a internet estreitou laços, diminuiu fronteiras e proporcionou a oportunidade do acesso rápido e gratuito ao acervo.  São mais de 1140 volumes, incluindo a coleção de manuscritos (ensaios e poemas), deixados pelo próprio poeta. Clique aqui para acessar o conteúdo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

É possível consultar as obras do acervo por título, data, gênero, anotações, dedicatórias, selos e estudos. Todas as páginas de cada uma das obras foram digitalizadas e disponibilizadas para consulta página a página, com a possibilidade de download de obras completas.

De acordo com o site, a coleção começou a ser construída gradualmente em 1898, com livros escolares. Alguns dos últimos livros a fazerem parte da biblioteca provavelmente foram publicações de 1935. Oito línguas encontram-se representadas no acervo: espanhol, francês, galego, grego, inglês, italiano, latim e português.

Trata-se de uma biblioteca única em Portugal, não só por ter pertencido ao seu maior poeta, mas porque nela encontram-se títulos raros que não estão disponíveis em nenhuma outra biblioteca pública do país. 

  • Foto: A2img / Gilberto Marques

    Download

  • Foto: A2img / Gilberto Marques

    Download

  • Foto: A2img / Gilberto Marques

    Download

  • Foto: A2img / Gilberto Marques

    Download

  • Foto: A2img / Gilberto Marques

    Download

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit. Aliquid fuga?