• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 28/10/2016
Lazer

#BibliotecaViva: espaço de leitura em São Paulo torna prática ainda mais atrativa

Biblioteca do Parque Villa lobos tem atividades voltadas para todos os públicos

Imagine uma biblioteca pública onde você pode conversar, relaxar, ler um livro de pernas para o alto e até jogar videogame. Essa biblioteca existe e fica dentro do Parque Villa Lobos. Inaugurada em 2014, a BVL estreia um novo conceito em espaços de leitura, com a chamada “Biblioteca Viva”.  “A ideia é mostrar e experimentar a leitura como algo prazeroso, algo agradável. É a difusão da leitura e da expressão”, explica o diretor executivo da SP leituras, empresa que administra as bibliotecas públicas do estado, Pierre Ruprecht.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Além de oferecer livros para empréstimo e ambientes para estudo, como toda biblioteca, a BVL é também uma experiência diferente em leitura, lazer, aprendizado e diversão. Todos os meses, prepara programação cultural diversificada, que reúne atividades de interesse para todos os públicos, como contação de histórias, mediação de leitura, cursos, oficinas, apresentações teatrais e musicais, exposições, saraus e encontros com escritores.

– Veja a programação completa aqui

A biblioteca tem atividades voltadas para toda a família. “O mais interessante é vir aqui num universo onde tem essa quantidade enorme de livro, poder revisitar livros que as crianças já gostam, ou também conhecer outros que eles nunca viram e que se interessam por vontade própria”, disse a visitante Ana Paula Paz, que acompanha seus dois filhos na BVL.

O acervo, constantemente atualizado, tem foco na literatura e é formado por livros, revistas, jornais, livros eletrônicos, audiolivros, HQs, DVDs e CDs. O espaço conta ainda com salas de criatividade, sala de jogos eletrônicos, espaço para os visitantes lerem com tranquilidade, computadores com acesso à internet e deck, com vista para o parque.

“Essa biblioteca é diferente, e vale a visita. Certamente, quem vem aqui vai encontrar alguma coisa do seu interesse, ou algum grupo de pessoas do seu interesse. Porque essa biblioteca promove muito encontro de pessoas também. Então, vale a visita. Vale experimentar”, afirma Ruprecht.

Biblioteca para todos

A BVL é um ambiente inclusivo e acessível. Possui diversos aparelhos de tecnologia assistiva, como folheador de páginas, mesa ergonômica, leitora autônoma, reprodutor de áudio, régua braille, teclado e mouse adaptados, computadores com leitor de tela, mouse e teclado adaptados, para pessoas com mobilidade reduzida e deficientes visuais.

Serviço:

Biblioteca do Parque Villa Lobos

Endereço: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2001 – Alto de Pinheiros, São Paulo.

Abre de terça a domingo, das 9h30 as 18h30