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sexta-feira, 20/04/2018
Governo do Estado de São Paulo
Ensino Médio

#CadernoDigital: 38 escolas utilizam o livro digital de Matemática

A iniciativa é uma parceria com a Microsoft e Digital Pages; projeto-piloto atende alunos do 1º ano do Ensino Médio da região norte de São Paulo

Alunos da 1ª série do Ensino Médio de 38 escolas da Diretoria Norte 2 já utilizam o Caderno Digital de Matemática. O projeto piloto implantando na capital paulista tem o objetivo de migrar o papel para o digital e começou a ser implementado, em fevereiro de 2018.

Cerca de 98% dos professores de Matemática receberam orientação técnica e pedagogicamente da equipe que coordena a iniciativa. Todos os gestores das unidades de ensino foram chamados a atuarem como facilitadores das ações.

A plataforma desenvolvida em parceria com a Microsoft e Digital Pages pode ser acessado pela Secretaria Escolar Digital e pelo aplicativo baixado no celular com sistema operacional Android, iOS e tablets e está em fase de ajustes. Os alunos têm a opção de acessar podem acessar em modo online ou offline.

Vale destacar que os alunos estão utilizando o Caderno do Aluno impresso, já que se trata de um projeto piloto.

A equipe da Educação que tem realizado visitas às escolas do projeto, destaca que a primeira experiência gerou bons resultados e a expectativa é de expandir para outras unidades de ensino.

Confira como foi a formação dos professores da Diretoria Norte 2. Clique aqui.

Os alunos da escola Albino César, localizada na zona norte da capital, se adaptaram facilmente, segundo a professora Tatiana Chagas. “Mesmo quando ainda estávamos conhecendo o aplicativo, os adolescentes se empenhavam em utilizá-lo”, explica.

Durante as aulas, a professora pede para que os estudantes resolvam alguns exercícios e depois os jovens que tiveram mais facilidade devem compartilhar com os colegas como chegaram aos resultados e aos demais, quais foram as dificuldades. Sendo assim, todos os alunos se preparam para novos desafios.

Para Gabriely Silva, aluna da escola Doutor Alberto Cardoso de Mello Neto,  o app já foi aprovado. “Isso vai incentivar mais os alunos, creio eu, a querer estudar, porque muitos alunos a pegar folha, ficando vendo, vendo. Já com o celular é mais fácil, só com o dedinho ali, não tem muito para escrever”, fala.

Na escola Professora Carmosina Monteiro Vianna, os alunos se sentem jogando videogame e até cobram atividades na plataforma, segundo a docente Maria Fátima Rico Abade Lima. “Se eu não proponho nada no app, eles já me perguntam quando vamos usá-lo”, comenta.

Para Robson Candeias Macedo, vice-diretor da E.E. Cyrene de Oliveira Laet, o projeto vem para desmistificar a Matemática. “A matemática é uma disciplina difícil, se for trabalhada em uma forma tradicional do “giz e lousa”, ou até mesmo com aquelas ferramentas sempre estáticas”. Por isso, a tecnologia ajuda a gente a dinamizar essa aprendizagem da matemática, com um olhar justamente para as habilidades que a gente está trabalhando, o desenvolvimento que o aluno precisa ter dentro desse campo da ciência”, finaliza.