• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 19/09/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Calendário escolar: confira as datas que restam para o fim do ano letivo

Saresp e Enem são as principais avaliações que acontecem até dezembro

O fim do ano letivo se aproxima, mas os mais de 3,8 milhões de alunos da rede estadual paulista ainda têm muito compromisso pela frente. Por este motivo, a Educação selecionou as datas que ainda restam do calendário escolar em 2016. A lista contempla desde vestibulares até o Saresp, principal avaliação aplicada pelo Estado de São Paulo. Confira a seguir.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Saresp

A Educação definiu para os dias 29 e 30 de novembro as datas de aplicação da prova do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). A avaliação tem por objetivo identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa e a eficiência do currículo adotado em São Paulo.

Os dados extraídos subsidiam o planejamento dos professores e as metas das escolas estabelecidas pelo Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). Os indicadores também servem para comparação com as provas aplicadas em nível nacional, entre elas o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Prova Brasil).

Enem

Também no mês de novembro, os estudantes do Ensino Médio da rede estadual paulista fazem a prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A avaliação nacional acontece nos dias 5 e 6 do mês.

No primeiro dia, os estudantes fazem as provas de ciências humanas e ciências da natureza. No dia seguinte, a prova terá linguagens, códigos e suas tecnologias, redação e matemática.

Inscrições para a Unesp e 1ª fase do vestibular da USP e Unicamp

Os interessados em ingressar na Unesp (Universidade Estadual Paulista) no ano que vem ainda podem se inscrever no vestibular 2017. As inscrições seguem até o dia 10 de outubro. Para se inscrever, basta acessar o site da Vunesp.

Este ano, as provas da primeira fase do vestibular da Fuvest, que dá ingresso à USP (Universidade de São Paulo), acontecem no dia 27 de novembro. Já a segunda fase do vestibular está marcada para os dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2017.

Também em novembro acontece a primeira fase da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A prova está marcada para o dia 20 de novembro. Já a segunda fase acontecerá nos dias 15, 16 e 17 de janeiro de 2017. Antes da primeira fase, haverá provas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de Música. Para os outros cursos que exigem habilidades específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), essas provas ocorrerão no período de 23 a 26 de janeiro de 2017.

Fim do ano letivo na rede estadual

O último dia de aulas de 2016 está marcado para o dia 20 de dezembro.