quarta-feira, 21/12/2011

Hoje: candidatos para vaga de agente de organização escolar devem se apresentar

As contratações permitirão desonerar os diretores das unidades de atividades burocráticas para se dedicarem a trabalhos pedagógicos voltados aos alunos

Os aprovados para vaga de agente escolar devem se apresentar hoje, quarta-feira, 21, às 13h, na diretoria regional de ensino que se inscreveram. A chamada é destinada à seleção de postos restantes das sessões realizadas nos dias 26 e 27 de outubro e 7 de novembro, que podem ser consultadas aqui.

Foram convocados os candidatos remanescentes do concurso público regional realizado em 2009 para o preenchimento dos 9.932 novos cargos autorizados pelo governador Geraldo Alckmin. Com a medida, o quadro de servidores de apoio administrativo será ampliado em um terço, beneficiando cerca de 5,4 mil escolas da rede estadual. Caso os remanescentes do concurso de 2009 não sejam suficientes para o preenchimento das vagas, a Secretaria realizará posteriormente um novo concurso.

“Além de ser uma das prioridades dos diagnósticos apresentados nas 15 reuniões regionais de trabalho que realizamos no primeiro semestre deste ano, a ampliação do Quadro de Apoio Escolar permitirá desonerar os diretores das escolas de atividades burocráticas, possibilitando mais tempo para se dedicarem a trabalhos pedagógicos voltados aos alunos”, afirmou o secretário de Estado da Educação, professor Herman Voorwald.

A chamada para escolha de vagas obedecerá, rigorosamente, à ordem de classificação final de cada região. Os candidatos convocados devem comparecer munidos de RG e CPF. Caso não possa comparecer, o aprovado pode ser representado por procurador, legalmente constituído, com cópias dos documentos mencionados. É necessário fornecer e-mail pessoal a ser utilizado para receber informações por meio do sistema GDAE. O candidato que não atender à chamada no dia, hora e local determinados perderá os direitos adquiridos no concurso.

Inovações na carreira

Em julho deste ano, o governador Geraldo Alckmin sancionou a lei complementar 1.144, que contempla ampliação e mudanças no Quadro de Apoio Escolar (QAE), assim como aumento salarial médio de 44,5%, escalonado nos próximos quatro anos, nos salários-base dos profissionais que integram esse quadro — cerca de 30 mil em atividade hoje. Com a nova regra, o salário inicial da função de agente de organização escolar aumentou, desde 1º de junho deste ano, de R$ 654,86 mensais para R$ 800.