• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/05/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Jornal criado por professores celebra 30 anos de CEEJA de Bauru

Unidade de ensino atende entre cinco e seis mil jovens e adultos

Para homenagear os 30 anos de trabalho do CEEJA Presidente Tancredo Neves, professores e equipe gestora criaram um jornal comemorativo com informações e curiosidades sobre o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos localizado em Bauru, mas que atende também inúmeros municípios da região.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Elaborado no fim do ano passado, o jornal foi dividido em quatro sessões. Cada uma delas representa as disciplinas trabalhadas na unidade de ensino, como Matemática, Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Aproximadamente quatro mil cópias foram impressas e distribuídas para alunos e comunidade.

“Foi um trabalho feito pela escola de modo geral. No momento em que tanto se critica a educação pública, mostramos que aqui conseguimos fazer um trabalho diferenciado. E temos o retorno disso, pois a sociedade, tanto da parte dos alunos, como das outras escolas, estão satisfeitas com nosso trabalho. Acredito que esse jornal veio para coroar nosso trabalho e também a educação num todo”, afirmou a professora Manoela Afonso, uma das idealizadoras do projeto.

“Esse exemplar vem no sentido de deixar um legado à escola. Mas essas publicações escritas ficam para sempre. Esse jornal será o legado de nossa escola”, afirmou José Eugeneo Chibebe, diretor da unidade de ensino há 15 anos.

Hoje, a unidade de ensino possui entre cinco e seis mil estudantes matriculados. “Eu tenho um carinho especial por essa modalidade de ensino da Secretaria da Educação. Nesses quinze anos que estou lá, muitas são as histórias para contar. A que mais me marcou foi quando o professor Paulo Renato, secretário da Educação durante a inauguração do prédio, em 1985, nos fez uma visita no ano que completamos duas décadas de atuação. Foi um momento emocionante”, complementa o diretor.

Trabalho pedagógico diferenciado

O CEEJA trabalha plenamente para a recuperação de jovens e adultos que não concluíram os estudos. O diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível e material de ensino no ato da matrícula. O jovem que sentir necessidade também pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presenciais com os professores.

Atualmente, a Educação conta com 31 CEEJAs pelo Estado de São Paulo. Saiba mais aqui.