Centros de Estudo de Línguas de São José dos Campos abrem 625 vagas para cursos de espanhol, alemão, italiano e japonês

Os estudantes interessados podem preencher a ficha de inscrição no CEL da Escola Estadual Estevam Ferri e no CEL da Escola Estadual Prof.º José Vieira, em São José dos Campos 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, por meio dos Centros de Estudo de Línguas (CELs) de São José dos Campos, abre hoje, 4 de junho, inscrições para os estudantes que queiram aprender gratuitamente os idiomas espanhol, alemão, italiano ou japonês.  As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho, das 8h às 11h e das 13h às 16h, nas escolas estaduais Estevam Ferri e Prof.º José Vieira Macedo.  Ao todo serão oferecidas 625 vagas. As aulas têm início previsto para agosto.

Para se inscrever é preciso ser aluno de escola estadual e frequentar cursos do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), a partir do 7º ano do Ensino Fundamental. Estudantes de escolas técnicas estaduais também podem participar do curso. Os alunos interessados devem realizar a inscrição no próprio CEL mediante apresentação da declaração de matrícula escolar em unidade da rede estadual, certidão de nascimento, xerox do documento de identidade ou registro escolar. Caso seja menor de idade, o estudante deve ir acompanhado pelo pai ou responsável.

A Escola Estadual Estevam Ferri está situada à rua Cantídio Miragaia, 100, bairro Monte Castelo. A Escola Estadual Prof.º José Vieira Macedo localizada na rua Ipiau, 162, Jardim Satélite.

Atualmente, na região de São José dos Campos são atendidos 1.367 alunos da rede pelos CELs. Os cursos são ministrados por professores diplomados e possuem seis módulos semestrais, com duração de três anos. Ao término de cada curso o aluno recebe o certificado de conclusão.

Sobre os CELs

Os Centros de Estudos de Línguas proporcionam ao estudante da rede estadual a oportunidade de aprender gratuitamente um novo idioma, aumentando suas chances de inserção no mercado de trabalho, além de ampliar seu acesso a outras culturas.

Em todo o Estado há 226 CELs em funcionamento. O programa oferece cursos gratuitos de espanhol, italiano, francês, alemão e japonês, voltados a estudantes a partir do 7º ano do Ensino Fundamental, do ensino regular ou Educação de Jovens e Adultos (EJA), e inglês, somente aos estudantes do Ensino Médio.