• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/10/2013
Pais e Alunos

Cerca de 215 mil alunos são indicados para “Reforço aos Sábados” em outubro

Programa oferece revisão do conteúdo pedagógico de todas as disciplinas nas escolas da rede estadual

Cerca de 215 mil alunos foram indicados pela Educação para o “Reforço aos Sábados” em outubro. O programa oferece revisão do conteúdo pedagógico de todas as disciplinas nas escolas da rede estadual. A iniciativa da secretaria é voltada aos estudantes entre o 5º ano do Ensino Fundamental e a 3ª série do Ensino Médio.

Até o final do ano, todo mês, as escolas da rede estadual podem fazer a indicação dos alunos, com base na Avaliação da Aprendizagem em Processo e outros mecanismos pedagógicos, como o conselho de classe. Além de recuperar eventuais defasagens de aprendizado, o projeto também é aberto aos jovens com bom desempenho que poderão reforçar o conteúdo. Em ambos os casos, a participação se dá por adesão com autorização dos pais.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O Reforço é oferecido desde setembro, quando foram 146 mil indicações. Cada escola fica responsável por organizar as classes levando em conta a demanda e a necessidade dos alunos. Os professores que participam recebem adicional pelas horas trabalhadas e as escolas ficam responsáveis também por definir os horários das turmas, que podem ocorrer em um ou mais sábados por mês.

“O Reforço aos sábados respeita o ritmo dos nossos alunos e as características de cada comunidade escolar, além de ser mais uma oportunidade de aprendizagem. Em julho, quando oferecemos o reforço nas férias a 70 mil estudantes, tivemos a adesão de mais de 90% dos indicados. Estas ações estão alinhadas aos outros programas de recuperação oferecidos pela Secretaria”, afirma o secretário da Educação, professor Herman Voorwald. 

Acompanhamento permanente

Atualmente, cerca de 135 mil estudantes da rede estadual de ensino passam por alguma forma de recuperação. Na modalidade “Intensiva”, são atendidos 22,2 mil alunos que frequentam classes regulares com estratégias pedagógicas específicas para suas necessidades. Na modalidade “Contínua”, 28 mil professores-auxiliares dão suporte aos professores titulares, no contraturno, para recuperação imediata de conteúdo a cerca de 115 mil estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Nas férias escolares de julho, levantamento da Secretaria aponta que 37% dos alunos eram do 9º ano e outros 36% do 6º ano. Os demais, 15% e 12%, da 3ª série e do 5º ano, respectivamente.