quarta-feira, 26/02/2014
Sociedade

Chefe de gabinete da Educação ressalta importância dos pais na vida escolar

Fernando Padula trata sobre o tema em artigo "A família e o segredo do sucesso escolar"

Em artigo publicado em um jornal diário da capital paulista nesta quarta-feira (26), o chefe de gabinete da Secretaria da Educação, Fernando Padula, destacou a importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos. Confira abaixo, na íntegra, o texto entitulado “A família e o segredo do sucesso escolar”.

“Lidar com a diversidade dos 4 milhões de alunos distribuídos em mais de 5 mil escolas é premissa para entender a complexidade da maior rede de ensino do País. E, em meio a essas diferenças e especificidades, não podemos perder de vista os personagens principais no processo de construção de uma educação de qualidade: o aluno, o professor e a família.

Entre os diversos fatores que influenciam no processo educacional, estamos convictos de que a participação da família na educação é fundamental e determinante para a formação dos princípios e valores dos alunos. Além disso, o desenvolvimento e sucesso educacional desses estudantes é diretamente proporcional à participação dos pais em sua vida escolar.

Pais e responsáveis devem ser protagonistas na formação escolar e, com esta premissa, a Secretaria cria e incentiva as políticas que fazem da educação o meio mais efetivo de transformação social, um compromisso de todos.

Na rede estadual de ensino, os familiares dos estudantes têm à disposição mecanismos como as reuniões de pais e mestres periódicas que estreitam os laços entre a família e a escola, possibilitando uma troca fundamental para o desenvolvimento dos estudantes. Além dos boletins escolares distribuídos bimestralmente nas versões impressa e online para todos os alunos.

As 2,3 mil escolas da família abertas aos finais de semana ainda proporcionam atividades gratuitas e endossam que a escola é espaço de interação cultural e social. No último final de semana, na ação chamada “Um dia na escola do meu filho” as 5 mil escolas convocaram os pais para uma mega mobilização em favor do ensino. Não há dúvida: práticas como estas fortalecem o pacto por uma educação de mais qualidade.”

Fernando Padula, chefe de gabinete da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo

novo_20120313im3f_padula_perfil_michida_620_620