• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 15/03/2018
A2img/Daniel Guimarães
Notícia

Cinco filmes para estudar História

Lista inclui longas sobre guerra, imigração, religião e revolução

O final de semana está chegando e isso não é desculpa para interromper os estudos, não há nada melhor do que aproveitar o tempo de descanso para se divertir e aprender ao mesmo tempo. Há filmes que são uma verdadeira aula de história e podem ajudar os estudantes a absorver melhor conteúdos que são apresentados em sala de aula.

Confira a lista e prepare a pipoca:

1 – Billy Elliot: produção inglesa que narra a história de um menino de 11 anos que desiste das aulas de boxe para aprender balé. O pano de fundo, porém, é a Inglaterra do início dos anos 80, quando o punk explodia nas rádios e os operários foram às ruas para exigir melhores condições de trabalho.

2 – Sob a névoa da guerra: o tema central da trama é o Vietnã e a fracassada ocupação norte-americana no país asiático. O documentário resgata imagens de arquivo e gravações da Casa Branca entre os anos de 1961 e 1968.

3 – O pagador de promessas: o longa mostra o sincretismo religioso a partir da história de Zé do Burro, um homem pobre que tem como promessa carregar pelo sertão nordestino uma pesada cruz de madeira.

4 – Cinema, Aspirinas e Urubu: o enredo do filme mostra a imigração europeia ao nordeste nos anos 1930 e o governo Vargas.

5 – Vida de Menina: filme inspirado no diário de Helena Morley que retrata as Minas Gerais do final do século XXI e a relação entre brancos e escravos.