• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 25/06/2013
Cultura é Currículo

Cinema Vai à Escola leva seis novos filmes para serem exibidos para 1,8 milhão de alunos

“Filhos do Paraíso” está entre os filmes selecionados. Educação investiu R$ 555,8 mil na ação

Luz, câmera e ação! É com o cinema que a Secretaria da Educação vem transformando a rotina escolar dos alunos. Por meio do programa “Cinema vai à Escola”, cerca de 1,8 milhão de alunos do Ensino Médio, em 3.799 escolas estaduais, passaram a ter acesso a filmes nacionais e internacionais, selecionados de acordo com o conteúdo pedagógico.

“Matar ou Morrer”, “A Montanha dos 7 Abutres”, “Filhos do Paraíso”, “O Brasil da pré-história”, “Os melhores dias de nossas vidas” e “O Visitante” são os seis filmes selecionados para este semestre. Todas as 91 diretorias de ensino do Estado de São Paulo receberam as caixas com os títulos. As escolas definirão quando a sessão de cinema será exibida. 

Para custear a iniciativa, que integra o programa Cultura é Currículo, a Educação investiu R$ 555,8 mil. Desde a implantação do “Cinema vai à Escola”, em 2008, já foram distribuídos 52 títulos cinematográficos diferentes. Cada etapa do programa sempre forma uma caixa com filmes diferentes, escolhidos por um grupo de educadores da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE).

“Para seleção do material, levamos em consideração alguns critérios. As produções devem ser de épocas e de escolas cinematográficas distintas, com o foco na diversidade de gêneros e com o objetivo de mostrar a realidade de outros países”, avalia o gerente de Educação e Cultura da FDE, Devanil Tozzi.

Dois meses antes da entrega dos filmes, representantes de todas as diretorias de ensino participam de uma orientação técnica para conhecer formas de usar o conteúdo em sala de aula. Além disso, foram elaborados roteiros específicos para cada título, contendo ficha técnica, sinopse, curiosidades e algumas possibilidades de trabalho com a produção cinematográfica.