• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/11/2014
Pais e Alunos

Começa etapa de matrículas para jovens classificados na segunda chamada do Vence

Os alunos classificados devem confirmar a matrícula até o dia 29 de novembro

Os alunos convocados para a segunda chamada para as vagas remanescentes dos cursos técnicos do programa Vence já podem se matricular. O prazo para que os estudantes garantam suas vagas nas instituições conveniadas vai até o dia 29 de novembro.

O processo da segunda chamada é dinâmico, o que significa que lista de alunos convocados poderá ser alterada a todo instante, conforme registro, pela instituição de ensino, de candidatos desistentes. A partir do registro da desistência da vaga, os próximos candidatos são chamados para matrícula, respeitando a ordem do sorteio. Para acompanhar as chamadas, os alunos que se candidataram devem acessar o seu cadastro individual, por meio da página do Vence. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para realizar a matrícula, os jovens devem comparecer à instituição de ensino técnico escolhida com os documentos exigidos: registro do aluno (RA), declaração de frequência, carteira de identidade, CPF, título de eleitor, comprovante de quitação do serviço militar (para maiores de 18 anos do sexo masculino), comprovante de residência e foto 3×4.

Estão sendo oferecidas vagas para 60 opções de cursos profissionalizantes gratuitos em todas as regiões do Estado para alunos do Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos da rede estadual. Durante a inscrição, os candidatos puderam selecionar duas opções de cursos. O sorteio definiu em qual curso o candidato poderá se matricular.

Dupla formação

Na modalidade concomitante do Vence, ao mesmo tempo em que frequenta a escola estadual, o participante faz, no horário oposto, o curso técnico voltado ao mercado de trabalho em uma das instituições parceiras. Em 2014, os cursos mais concorridos foram manutenção, administração, enfermagem, informática, segurança do trabalho e estética.

Após selecionado, o aluno precisa garantir sua vaga no curso técnico comparecendo à instituição para a qual ele foi sorteado. Os 60 cursos técnicos do Vence podem ser cursados por estudantes do Ensino Médio de qualquer escola da rede estadual, que terão a oportunidade de encerrar sua formação na educação básica com um diploma a mais, o do ensino técnico, o que possibilitará mais chances de inclusão no mercado de trabalho.