• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 01/10/2013
Evesp

Inscrições abertas para o game “A Aventura”, que ensina sobre prevenção de acidentes

São oferecidas 30 mil vagas para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio da rede estadual

Em meio a uma tempestade ou em caso de afogamento, você sabe como proceder? Agora, alunos da rede estadual aprenderão a agir nesses casos e outras situações de risco no jogo virtual “A Aventura”, lançado pela Secretaria da Educação, em parceria com a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil da Secretaria da Casa Militar.

As inscrições começam nessa terça-feira (1º). Após realizar o cadastro, os estudantes poderão começar, imediatamente, as aulas virtuais do curso. O game é voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todas as séries do Ensino Médio. No total, são 30 mil vagas.  

Para participar, o aluno deve acessar o site da Escola Virtual de Programas Educacionais (EVESP), informar o Registro do Aluno (RA) e município no qual estuda. O curso tem carga horária de 50 horas e pode ser realizado nas salas do Acessa Escola ou em qualquer local com acesso a internet.

– Faça aqui a sua inscrição

O jogo foi elaborado pela EVESP, órgão da Secretaria, que criou o ambiente virtual de aprendizagem. Já o conteúdo foi feito por técnicos da Defesa Civil, embasado nas estratégias preventivas de acidentes como queimaduras, afogamentos, deslizamentos e inundações.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Personagens e história do game

Para aproximar a temática dos alunos, o jovem participante atuará com um avatar chamado “Guto” e sua missão será tornar todos os ambientes virtuais seguros, que reproduzem situações reais. São nove módulos e cada fase do jogo virtual retrata um cenário diferente, como áreas abertas em dias de chuva, construções próximas a encostas e uma casa com “armadilhas”, como panela de pressão mal utilizada, caixa d’água aberta e lixo jogado em local inadequado.

Para passar de fase no game é preciso cumprir todas as tarefas preventivas e ainda orientar as comunidades sobre como evitar problemas. Em todas as etapas há premiações com medalhas indicando o aproveitamento e orientando como melhorar o rendimento. O aluno que cumpre todas as etapas recebe certificado.