Conselho de Escola

Comunidade escolar ainda pode responder enquete sobre gestão democrática

Questionário seguirá aberto no Portal da Educação até 18 de dezembro

ter, 29.11.2016

Estudantes, professores, servidores, pais e responsáveis ganharam um novo prazo para responder ao questionário online do Projeto Gestão Democrática. A Educação de São Paulo estendeu até 18 de dezembro a data de encerramento da enquete sobre a atuação dos Grêmios Estudantis, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM) nas 5 mil escolas da rede estadual. Clique aqui e responda o questionário. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os dados extraídos do questionário serão reunidos e utilizados em encontros regionais e estadual agendados para 2017. Para ampliar ainda mais o debate, além da comunidade escolar, a proposta é convidar representantes da União Brasileira dos Estudantes, sindicato dos professores, universidades públicas e outros grupos da sociedade civil.

Após o período de debate e de consulta pública, as contribuições vão compor o projeto de lei a ser apresentado na Assembleia Legislativa. Se aprovado, a expectativa é que as novas diretrizes sejam adotadas pela rede e façam parte dos cursos de formação continuada de professores, supervisores de ensino e equipes.

Estratégias para uma administração mais igualitária

Nos últimos meses, a Educação intensificou as ações para uma gestão mais democrática nas escolas. Além do projeto de lei para modernizar Grêmios, Conselho Escolar e Associação de Pais e Mestres (APM), foi criada a Fipesp. A Frente de Instituições Públicas pela Educação do Estado de São Paulo reúne representantes do Tribunal da Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Procuradoria Geral do Estado, Assembleia Legislativa e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para participar de audiências públicas e encontros com estudantes, pais ou responsáveis, profissionais de educação e comunidade escolar.