• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/11/2014
Boas Práticas

Concorrendo com jovens de 4,7 mil escolas, aluna do litoral vence concurso de redação

Como prêmio, aluna levou para casa um notebook

A escola estadual Margarida Pinho Rodrigues, localizada em São Vicente, região metropolitana da Baixada Santista, está em festa. Além de estar completando 50 anos nesta semana, a escola obteve o primeiro lugar no projeto Câmera Educação, concurso de redações promovido pela TV Tribuna, filiada da Rede Globo, que contou com a participação de mais de quatro mil escolas da rede pública e privada.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Direcionado aos alunos do 9º ano do Fundamental, o projeto tem como objetivo promover atividades interdisciplinares, além de fortalecer o desenvolvimento e a promoção da educação e cultura na região da Baixada Santista e Vale do Ribeira.

Cada escola participante deveria enviar uma redação relacionada à mobilidade urbana, tema do concurso. Para definir qual texto enviaria, os professores de português da escola Margarida resolveram fazer um competição interna. “Fizemos um concurso entre os 9º anos para definir qual redação enviar. Após a seleção, escolhemos a redação da Ana”, conta o diretor da escola, Silvio Gomes Bispo.

Além de ter sido campeã na categoria Comissão Julgadora, a aluna Ana Maria Leite Ferreira Lima, do 9º ano do Ensino Fundamental, viu sua redação se transformar em uma reportagem e ser veiculada no jornal. Ela não esconde a felicidade. “Eu fiquei muito alegre quando soube que tinha ganhado o prêmio. Eu não esperava por isso. Foi difícil fazer a redação”, conta entusiasmada. A estudante receberá como prêmio um notebook.

Para o diretor da escola, o prêmio fortaleceu as relações entre alunos, professores e comunidade. “Essa conquista aumentou a notoriedade da escola perante à comunidade. Ter uma premiação deste tamanho, a visão das pessoas mudou completamente. E os próprios alunos ficaram animados. Essa premiação fortaleceu ainda mais as relações da escola”, conta Silvio.