Boas Práticas

Concurso da DE Catanduva promove reflexão sobre sexualidade na adolescência

Projeto faz parte do fechamento das ações pedagógicas da Diretoria de Ensino há 20 anos

seg, 10.04.2017

Desde 1996, a Diretoria de Ensino de Catanduva mantém o concurso “Quadras, Frases, Charges e Paródias da Educação em Saúde”, por meio do projeto “Prevenção também se Ensina”, com temas voltados para o cotidiano do aluno, sobretudo em sexualidade na adolescência. O concurso explora temas como o cuidado com o corpo, uso de preservativo nas relações sexuais e gravidez na adolescência.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“São temas transversais do Currículo Oficial do Estado de São Paulo. Quando trabalhamos esses temas com os adolescentes, entendemos em qual momento estes estudantes se encontram e qual é a concepção que eles têm sobre a sexualidade”, explicou Telma Biselli de Lourenço, Interlocutora de Educação em Saúde da Diretoria de Ensino da Região de Catanduva.

O projeto incorpora as 26 Unidades Escolares jurisdicionadas na DE Catanduva. Durante todo o ano letivo, os professores trabalham os temas propostos para que, no final do ano, ocorra o coroamento do projeto por meio do concurso.

Telma explica que cada escola seleciona quatro produções dos alunos matriculados no Ensino Fundamental de cada categoria (Quadras, Frases e Charges). Para os alunos do Ensino médio, cada escola seleciona uma paródia.

Na fase final, são selecionadas as dez produções mais significativas para o propósito do concurso de todas as categorias. A comissão julgadora é composta por educadores e especialistas na área de educação em saúde e parceiros. A premiação ocorre no final do ano letivo, em uma solenidade pedagógica festiva no auditório da E.E. Barão do Rio Branco

Em função dos 20 anos do projeto, em 2016, a DE firmou parceria com o Senac para a impressão de 200 encartes da Edição Comemorativa. 

Clique aqui para conhecer os selecionados para a edição comemoriativa

#doc[1235]#