• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 26/06/2013
Professores e Funcionários

Concurso de desenho que levará trabalhos de alunos ao Japão encerra cadastro amanhã (27)

Desenhos serão inspirados no “Tanabata Matsuri”, Festival das Estrelas na cultura oriental

Amanhã (27) é o último dia para escolas se inscreverem no VI Concurso de Desenho Toyama 2013. Os 15 trabalhos finalistas serão levadas para participar de uma exposição no Japão, em setembro. 

Podem participar alunos matriculados no Ensino Fundamental, com até 15 anos de idade. Os estudantes usarão a criatividade para ilustrar no papel o tema “Tanabata Matsuri”. A descrição do tema, conhecido como Festival das Estrelas na cultura oriental, e o regulamento do concurso podem ser conferidos aqui.

”Com essa temática, os professores podem trabalhar diversos componentes curriculares, como as representações de fenômenos da natureza, linguagem não verbal e coordenação motora, sem contar o conteúdo cultural”, afirma a professora Maria Cristina Noguerol Catalan, da equipe do Centro de Referência em Educação Mario Covas.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O desenho deve ser confeccionado em papel canson ou cartolina, sem margem e moldura, usando técnicas de pintura com lápis de cor, guache, aquarela, pastel, nanquim, crayon ou giz de cera. No verso da obra deverá ser colada uma etiqueta com os dados do concorrente.

Cada diretoria de ensino formará uma Comissão Julgadora para realizar a seleção de dois desenhos, sendo um de alunos dos Anos iniciais e outro de estudante dos Anos Finais do Ensino Fundamental. As pinturas deverão ser encaminhados, até o dia 5 de julho, para o Centro de Referência em Educação (CRE) Mário Covas.

Os nomes dos vencedores serão divulgados, no dia 26 de julho, pela Comissão de Especialistas do CRE. Quinze desenhos, sendo cinco do jovens dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e dez dos Anos Finais serão enviados à Associação Artística e Cultural da Província de Toyama, no Japão, para compor a exposição em setembro de 2013. Além disso, os professores e alunos responsáveis pelos quinze trabalhos selecionados receberão certificado de participação.