• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/07/2015
CEL

Concurso de Desenho Toyama recebe trabalhos até esta segunda-feira (6)

Desenhos devem ser feitos em sala de aula, sob a orientação de um professor

Termina nesta segunda-feira (6), o prazo para os alunos do Ensino Fundamental e estudantes matriculados no curso de japonês no Centro de Estudo de Línguas (CEL) com até 15 anos de idade, interessados em participar da edição do Concurso de Desenho Toyama, enviarem seus trabalhos para a Secretaria da Educação.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para participar, os alunos devem realizar um desenho sobre “Hanami Matsuri”, Festival das Flores de Cerejeiras que acontece anualmente no Japão, e tema da edição 2015 do concurso. Os desenhos deverão ser produzidos em sala de aula, sob a orientação de um professor, que deverá ser o responsável pela autenticidade da produção. Cada aluno poderá concorrer com apenas um desenho, que deve ser individual.

– Confira o regulamento

Na Educação, especialistas julgarão e selecionarão 15 ilustrações seguindo os critérios de criatividade, originalidade, aplicação da técnica de pintura, harmonia, composição artística e pertinência ao tema proposto.

Os desenhos selecionados serão enviados à Associação Artística e Cultural da Província de Toyama, no Japão, e farão parte da exposição que acontecerá na cidade, prevista para o mês de setembro. Os professores e alunos dos 15 trabalhos selecionados ainda receberão Certificado de Participação.

Para mais informações sobre o concurso, os interessados devem entrar em contato com o Centro de Referência em Educação Mario Covas, pelo e-mail:premioseconcursosCRE@edunet.sp.gov.br

Sobre o concurso

O Concurso de Desenho de Toyama faz parte do Festival de Arte e Cultura que acontece na Província de Toyama, no Japão, e que busca reunir em um mesmo espaço cultura, arte, teatro, dança, ikebana, cerimônia do chá, artes plásticas e literatura. A Educação participa desde 2007 com o concurso de desenho que busca o conhecimento da cultura japonesa, a produção artística e a divulgação dos trabalhos de alunos das escolas públicas de São Paulo.

No ano passado, os desenhos dos participantes do concurso deveriam abordar os brinquedos tradicionais do Japão e serem confeccionados em papel canson sem margem e moldura, usando linguagem não verbal e as técnicas de pintura com lápis de cor, guache, aquarela, nanquim, crayon ou giz de cera. Conheça os desenhos vencedores.