A Escola Que Queremos

Concurso visa estimular a criatividade usando a Física de partículas

Podem participar professores e alunos, e a inscrição pode ser feita até o dia 7 de janeiro de 2018

ter, 12.12.2017

Professores e alunos, vocês são chegados num desafio? Então, não podem deixar de participar da competição Particles4U. Basta criar um ferramenta educacional e inspiradora que mostre como a física de partículas está presente no dia a dia das pessoas. Preencha o formulário de registro, até o dia 7 de janeiro de 2018, e boa sorte! Mais informações podem ser encontradas no site do IPPOG, organizadora da iniciativa, juntamente com a Sociedade Europeia de Física.

O projeto pode ser um objeto, protótipo, plano de aula, atividade, jogo, experiência, ou ainda um trabalho artístico. O importante, mesmo, é usar bastante a criatividade. Mas, claro, não se esqueça de incluir o aspeto educacional.

São duas categorias, uma primária, para alunos mais novos, com idade até 12 anos, e seus respectivos professores, e a secundária para alunos com idade igual ou superior a 13 anos e seus professores. A competição é internacional, e contará com projetos individuais ou em grupos. O objetivo é mostrar ao mundo como é que a física de partículas está em toda a parte e como afeta a vida do ser humano de maneiras diferentes.

Como participar

Você deve preencher o formulário de registro com uma descrição, por escrito, da sua contribuição criativa, incluindo os objetivos e o público alvo. Anexe imagens (fotos e/ou vídeos) que ajudem o júri a entender a utilização da sua ferramenta, além de qualquer outro material que dê suporte e seja relevante para a avaliação.

Premiação

As duas melhores contribuições em cada categoria serão premiadas com a visita de um físico de partículas do IPPOG, que apresentará uma introdução ao tema adequada ao nível dos vencedores. Os premiados também receberão um presente e um certificado para cada membro, nos casos de trabalhos em grupo, como reconhecimento. Para os professores da categoria secundária será oferecido um detector de partículas funcional, que pode ser ligado a um computador com internet e que serve para medir os raios cósmicos na sala de aula, por exemplo.

O IPPOG ainda pretende auxiliar os participantes, para isso basta escrever um e-mail para o endereço ippog.info@cern.ch, e tirar suas dúvidas pontuais.