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quarta-feira, 18/04/2018
Ensino Fundamental

Confira 5 dicas de livros no Dia Nacional do Livro Infantil

Na rede estadual a prática da leitura é incentivada dentro e fora da escola

No Dia Nacional do Livro Infantil, a Educação listou cinco dicas de livros infantis. A data que é comemorada no dia 18 de abril, foi escolhida em homenagem a Monteiro Lobato, criador da boneca de pano Emília e de outros personagens marcantes da literatura brasileira.

Confira as sugestões de livros:

1)   Menina bonita do laço de fita (Ana Maria Machado)

Uma menina linda, que mais parecia uma princesa das terras da África, desperta a admiração de um coelho branquinho. Ele quer ser pretinho como ela. Mas, para isso, terá de descobrir qual é o segredo da garota.

2)   Malala, a Menina que Queria Ir para a Escola (Adriana Carranca)

A história da paquistanesa Malala Yousafzai que quase perdeu a vida por querer ir para a escola se espalhou pelo mundo com sua autobiografia. A jornalista Adriana Carranca visitou o vale do Swat dias depois do atentado e conta tudo o que viu por lá.

3)   Ou Isto ou Aquilo (Cecília Meireles)

Um clássico da literatura infantil! A trivialidade da temática escolhida por Cecília faz com que a obra seja sempre atual. A sutileza da sonoridade cativa os pequenos desde o primeiro verso.

4)   O rei de Quase-Tudo (Eliardo França)

A história de um rei que queria ter tudo ajuda a trabalhar temas universais como paz, solidariedade e generosidade. A obra traz ainda belas aquarelas que despertam o imaginário infantil.

5)   Historietas assombradas (para crianças malcriadas) (Victor Hugo Borges)

Inspirado em Neil Gaiman e Tim Burton, as histórias assombradas ganham vida e misturam monstros com personagens da cultura popular.

Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a leitura na rede estadual

A leitura é incentivada dentro e fora das escolas na rede estadual. Nas classes de Anos Iniciais (1º ao 5º) do Ensino Fundamental, o acervo com livros, revistas e gibis fica na própria sala de aula e é livre a qualquer hora. Os professores também adotam como práticas, contação de histórias, teatro com fantoches e até uma ‘sacola viajante’. O intuito dessas ações é ampliar a imaginação e formar um novo público leitor.

A Escola Estadual Demosthenes Marques, por exemplo, que fica na capital paulista, desenvolve com os alunos do Ensino Fundamental Ciclo 1, o projeto “Coruja da Leitura”. A iniciativa incentiva o envolvimento dos pais, acompanhando ou auxiliando os pequenos na atividade. Cada estudante recebe uma sacola que conta com um caderno de desenho, em que, após ler o livro, ele reconta as melhores partes por meio de desenhos ou pequenos textos. Essas experiências podem ser compartilhadas em qualquer escola.