quarta-feira, 06/01/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Confira o calendário escolar de 2016

Retorno das aulas está marcado para o dia 15 de fevereiro; ano letivo acaba em 20 de dezembro

O ano de 2016 na rede estadual ainda não começou, mas os mais de 4 milhões de alunos do Estado já podem conferir as principais datas do ano letivo. Neste ano, o retorno das aulas está marcado para o dia 15 de fevereiro, conforme a resolução do calendário escolar, publicada nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial do Estado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Os interessados em retomar os estudos na rede estadual em 2016 já podem efetuar a matrícula. Para isso, a secretaria oferece a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). Saiba mais aqui. Confira a seguir as principais datas do calendário escolar de 2016:

Férias dos professores

Os educadores da rede estadual retornam das férias no dia 15 de janeiro, um mês antes do retorno dos estudantes.

Planejamento Escolar

Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, os educadores e gestores das mais de cinco mil escolas do Estado participam do Planejamento Escolar, encontro que tem por objetivo definir e planejar as ações que serão colocadas em prática ao longo do ano letivo de 2016.

Início das aulas

O ano letivo de 2016 terá início no dia 15 de fevereiro. Antes disso, aqueles que quiserem solicitar transferência de escola poderão fazê-lo entre os dias 5 e 11 de janeiro. Todos os alunos que já haviam pedido transferência para outras unidades de ensino deverão refazer a solicitação em decorrência da suspensão da reorganização escolar.

A consulta para saber se a transferência foi efetivada na escola requerida poderá ser feita a partir do dia 22 de janeiro, aqui no Portal da Educação.

Atribuição de aulas para docentes

Para 2016, o processo de atribuição de aulas para os professores da rede estadual paulista está marcado para acontecer entre os dias 1º e 5 de fevereiro. O cronograma para atribuição de aulas foi publicado na última terça-feira (5) no Diário Oficial do Estado e já pode ser consultado.

Clique aqui e consulte a portaria na íntegra

Na portaria publicada pela Coordenadoria de Recursos Humanos (CGRH), os professores poderão conferir as datas e horários em que deverão comparecer em suas escolas ou diretorias de ensino para a definição das aulas que irão lecionar no ano letivo de 2016. Saiba mais aqui.

Férias de meio de ano

O último dia de aulas do primeiro semestre acontece em 1º de julho. Os estudantes da rede estadual paulista terão férias dos dias 4 a 31 de julho. Já para os professores, o período de recesso acontece entre os dias 4 a 18 de julho. O início do segundo semestre acontece no dia 1º de agosto.

Replanejamento Escolar

Professores e gestores das escolas estaduais participam no segundo semestre do Replanejamento Escolar. Nele, a tarefa dos educadores será revisar a proposta pedagógica e o plano de ação da escola, visando alcançar as metas propostas no início do primeiro semestre, durante o Planejamento Escolar. Toda equipe escolar é envolvida em uma reflexão sobre as ações desenvolvidas na unidade. A ação está prevista para acontecer nos dias 29 e 30 de julho.

Fim do ano letivo

O último dia de aulas de 2016 está marcado para o dia 20 de dezembro.