• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/12/2014
Escola da Família

Relembre as principais notícias da Educação no mês de setembro

O mês contou com lançamentos e novas parcerias da Educação, além de homenagens aos alunos

Desde a última semana, o Portal da Educação tem relembrado os principais fatos do ano de 2014. Já foi possível acompanhar as notícias mais importantes de janeiro a agosto. Nessa terça-feira (30), é a vez de conferir os acontecimentos do mês de setembro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Logo no início do mês, a Educação lançou a Secretaria Digital Escolar, espaço online de consulta e armazenamento de dados sobre as atividades da rede estadual. O objetivo é integrar a comunidade escolar e otimizar o acesso às informações dos alunos matriculados nas cinco mil escolas de todo o Estado.

A nova plataforma é personalizada para cada tipo de usuário. Para os pais dos estudantes, por exemplo, estão disponíveis o caderno do aluno, relatório de frequência, boletim e ocorrências registradas na escola. Já as escolas e diretorias de ensino, por sua vez, podem utilizar o portal para acompanhar a atribuição de aulas em cada unidade, emitir comunicados aos funcionários e, sempre que necessário, enviar mensagens SMS para os pais e responsáveis sobre a vida escolar dos alunos, como o agendamento de reuniões.

O mês também foi marcado por homenagens. Referência na região de São Carlos, a E.E. Militão de Lima, foi a única classificada da rede estadual de ensino para a fase nacional da Olimpíada de Robótica, realizada em outubro. A equipe NaipeNXsYZ foi a representante da rede na competição.

A Diretoria de Ensino de São Carlos ainda organizou um evento para homenagear e prestigiar os participantes. Os homenageados também participaram de outros concursos ligados à educação, como a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Olimpíada de Português e Jornada de Matemática.

Algumas novidades também marcaram o período. Entre elas, destaca-se a parceria da Educação com Google e Microsoft, que pôde levar a alunos e professores ferramentas e aplicativos para utilização em sala de aula. Além do pacote Office 365, a parceria trouxe o canal de transmissão hangout, que viabiliza a interação em tempo real dos professores com os alunos.

Já em Sertãozinho, interior de São Paulo, os alunos do Grêmio Estudantil da E.E. Adélia Frascino, resgataram a cultura popular da cidade através da iniciativa “Contando Histórias de Pais para Filhos”.

Formada por estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a ação consistiu em entrevistar familiares e moradores da região em busca de histórias antigas e lendas da cidade. As histórias eram escritas a mão em uma folha de papel e passadas para o computador após a correção.