• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/11/2014
Pais e Alunos

Confira as próximas datas importantes do calendário escolar

Fim das aulas na rede estadual e vestibulares marcam o fim do ano letivo em 2014

O calendário escolar da maior rede estadual de ensino do País está chegando ao fim. Mas, antes de terminar, os estudantes têm datas importantes a cumprir. Provas para ingressar em universidades públicas e cursos pré-vestibular são alguns desses compromissos. Confira a seguir as principais datas:

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Fim do ano letivo da rede estadual

As aulas da maior rede estadual do país chegam ao fim em torno do dia 19 de dezembro. A data vale para as escolas que completarão os 200 dias letivos até meados de dezembro, além de terem cumprido 100 dias letivos por semestre para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Algumas escolas poderão seguir com as aulas por mais alguns dias, pois têm autonomia para definir datas para reposição de matérias, por exemplo.

Saresp

Entre os dias 11 e 12 de novembro, mais de 1,3 milhões de alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio da rede estadual fizeram a prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo 2014 (Saresp).

Nesta edição, foram avaliados os conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza (Ciências, Biologia, Física e Química), além de redação. Os resultados serão utilizados para orientar as ações da Secretaria da Educação e também integram o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp).

Cursinhos pré-vestibular

O estudante que deseja se preparar para as provas dos principais vestibulares do Estado também pode acessar o curso pré-vestibular online da Educação. O acesso é gratuito e funciona 24 horas por dia.

– Faça aqui sua inscrição

Os vestibulandos podem fazer simulados virtuais e estudar o conteúdo com questões baseadas nas últimas provas do Enem e Fuvest. Os interessados em participar do curso devem se cadastrar no site da Evesp (Escola Virtual de Programas Educacionais). Para isso, basta acessar a plataforma e informar o registro do aluno (R.A).

Provas de vestibular

No fim do ano, milhares de estudantes encerram seu ciclo no Ensino Médio e partem em busca de oportunidades de ingressar no Ensino Superior. Nessa época, os processos seletivos já estão em andamento e abrem as portas para os estudantes de todo o Brasil. Confira a seguir as datas dos vestibulares das universidades públicas do Estado.

Unicamp

O vestibular 2015 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), bateu novo recorde, com mais de 77 mil inscrições. Composto por duas fases, as provas têm início em novembro. A primeira fase aconteceu no dia 23 de novembro. Já a segunda fase acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de janeiro de 2015.

Os vestibulandos podem conferir os locais das provas no site da Comvest, responsável pelo vestibular.

Unesp

O vestibular 2015 da Universidade Estadual Paulista (Unesp) terá pela primeira vez em sua história mais de 100 mil candidatos inscritos. O exame, realizado desde 1980 pela Fundação Vunesp, obteve 101.014 inscritos.

As provas da Unesp são realizadas em duas fases. A primeira etapa foi realizada no dia 16 de novembro, em 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Uberlândia (MG). A segunda fase será aplicada nas mesmas cidades, nos dias 14 e 15 de dezembro.

USP

A primeira fase do vestibular 2015 da Fuvest acontecerá no dia 30 de novembro. As provas serão aplicadas em 32 municípios do Estado de São Paulo, e terão duração de cinco horas.

A prova terá 90 questões sobre as disciplinas obrigatórias do Ensino Médio: português, história, geografia, matemática, física, química, biologia e inglês, além de questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. As provas da segunda fase ocorrem nos dias 4, 5 e 6 de janeiro de 2015.

Atualizada em 27/11/2014, às 15h51.