• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 06/12/2013
Cultura é Currículo

Confira cinco dicas de passeios culturais pelo Estado

Instituições fazem parte do roteiro do projeto Lugares de Aprender, do Cultura é Currículo

O Cultura é Currículo levou mais de 1 milhão de alunos para teatros, museus e institutos de artes durante esse ano. Conheça alguns dos “Lugares de Aprender” que fazem parte do roteiro dos alunos das escolas estaduais paulistas e anote as dicas de passeios culturais e de lazer para toda a família.

Catavento Cultural – São Paulo

Na capital paulista a indicação é o Catavento Cultural. Situado no centro da cidade, as instalações são divididas em quatro seções, sendo elas o Universo, Vida, Engenho e Sociedade.  As visitas acontecem de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, e a entrada é permitida até às 16h. A entrada custa R$ 6 e estudante paga meia, mas aos sábados a visita tem entrada franca.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para janeiro o Catavento recebe os grupos das Fábricas de Cultura em espetáculos de dança, contação de histórias, circo e outras atividades.

O Catavento Cultural e Educacional fica na Praça Cívica Ulisses Guimarães, sem número, Parque Dom Pedro II, Centro – São Paulo/SP.

Museu de Arte e Cultura – Caraguatatuba       

Na região do litoral norte do Estado, a dica é a visita no Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba – MACC.  Com entrada franca, o museu fica aberto de terça a domingo até às 18h.  Para o período de férias, haverá um horário especial de visitação. De 13 de dezembro a 26 de janeiro o museu atende das 13h30 às 21h.

Lá o visitante pode conferir exibição de longas, oficinas de arte, desenho e pintura, além de exposições e o concerto de Natal. Confira a programação aqui.

O MACC está situado no Polo Cultural Profª Adaly Coelho Passos, na Praça Dr. Cândido Motta, nº 72, Centro – Caraguatatuba/SP. 

Planetário de Itatiba

Já na região metropolitana de Campinas, em Itatiba, um passeio interessante é a visita ao Planetário e conferir as atividades oferecidas todo domingo. Com entrada franca, o Planetário oferece duas sessões públicas. “A Dança dos Planetas”, que proporciona a projeção de uma vista panorâmica do Sistema Solar.

A outra sessão é chamada “Viagem Cósmica”, onde os observadores realizam uma viagem partindo da Terra, passando pelo Sistema Solar, e visitando as nebulosas da nossa galáxia.                                                       

O Planetário fica no Parque Ferraz Costa, no Alto da Santa Cruz – Itatiba/SP.

Parque do Mirante – Piracicaba

No interior do Estado, a dica é o passeio ao Parque do Mirante. Além de desfrutar do verde do parque, o visitante pode conhecer o Engenho Central, uma antiga usina de cana-de-açúcar, um aquário e também ter uma vista panorâmica da cidade por meio de um elevador de oito andares.

Para ter acesso a vista panorâmica o visitante paga R$ 2 e o atendimento acontece de sexta, sábado e domingo. Na sexta-feira a vista panorâmica é gratuita.

O Parque do Mirante fica na Av. Maurice Allain, sem número – Piracicaba/SP

Museu Ferroviário de Bauru

Também no interior do São Paulo está o Museu Ferroviário de Bauru. Fica instalado junto à Estação Ferroviária da cidade e com exposições fotográficas, maquetes e recriações de ambientes dos anos 30, levam o visitante a uma volta no tempo.

A entrada é franca e as visitas acontecem de terça à sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados o funcionamento acontece das 9h às 13h.

O Museu está localizado na Rua 1º de Agosto, Quadra 1 Centro – Bauru/SP.