quarta-feira, 27/07/2016
Ensino Fundamental

Confira dicas para acompanhar a rotina dos alunos no segundo semestre

No dia 1º de agosto, os estudantes da rede retornam às salas de aula após recesso de julho

A próxima segunda-feira (1º) marca o retorno das aulas do segundo semestre do ano letivo de 2016 para os mais de quatro milhões de estudantes da rede pública estadual.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

E para ajudar os pais e responsáveis a acompanharem de perto a rotina de estudos de seus filhos, crianças do Ensino Fundamental ou adolescentes do Ensino Médio, a Educação, por meio do Canal do Ensino, selecionou cinco dicas para ficar por dentro da rotina dos estudantes. Confira:

1- Comunicação com a escola: manter um meio de comunicação constante com a escola do seu filho pode ajudar na hora de organizar a rotina, seja ela de estudos ou de lazer.

2- Cantinho de estudos: aproveite o início do segundo semestre e separe um espaço em casa para que seu filho possa estudar e fazer as lições de casa com tranquilidade.

3- Acompanhe, mas não faça as atividades: não faça os trabalhos escolares pelo seu filho. O ideal é estimulá-lo a fazer a lição sozinho, para que ele possa adquirir mais conhecimento e autonomia.

4- Incentive a leitura: é inegável que a leitura de livros, jornais ou revistas, além de trazer maior conhecimento sobre assuntos do cotidiano, enriquece o vocabulário do estudante. Por isso, é importante que você incentive o seu filho a criar o hábito da leitura. Se possível, leia junto com ele para incentivá-lo ainda mais.

5- Reconheça os limites: cada criança tem um processo de aprendizagem. Algumas aprendem mais rápido, outras demoram um pouco mais. Portanto, é necessário identificar a melhor forma de aprendizado para seu filho, ajudá-lo e incentivá-lo para que possa ter o maior índice de aproveitamento durante o período de estudos.