• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 24/11/2015
Pais e Alunos

Confira como foi o primeiro dia de avaliação do Saresp

Avaliação acontece nos dias 24 e 25 de novembro

Mais de 1,2 milhão de estudantes terão o nível de aprendizado avaliado este ano no Saresp ((Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar de São Paulo). A avaliação começou ser aplicada nesta terça-feira (24) e terá continuidade nesta quarta (25), com questões de matemática e língua portuguesa. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na E.E Canuto do Val, em São Paulo, os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental realizaram a primeira etapa da avaliação e ressaltaram a importância de fazer o Saresp com responsabilidade. “Eu estudei bastante para o Saresp e acho importante a gente se preparar para mostrar como nossa escola é boa”, diz Katerine Zamanta Paumane, aluna do 7º ano.

O objetivo da avaliação é identificar as habilidades e competências de crianças e jovens de cada etapa e a eficiência do currículo adotado em São Paulo. A expectativa é superar as médias de 2014, quando todos os ciclos de ensino registraram avanço histórico. 

Participam do Saresp alunos da rede estadual de todas as regiões paulistas matriculados nos 3º, 5º, 7º e 9º anos do Fundamental e na 3ª série do Médio. O horário das provas é definido pela equipe gestora de cada escola. “É muito importante os alunos se fazerem o Saresp, pois é uma preparação para outras avaliações que farão ao longo da vida”, explicou o professor Fausto Neto Reis de Lira.

As notas obtidas na avaliação compõem o Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) e servem como parâmetro ao cálculo do bonus. Por causa do bom resultado do ano passado, a Educação ultrapassou a marca de R$1 bilhão em pagamentos a professores e servidores. A previsão é que os valores sejam divulgados no primeiro semestre de 2016.