• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 08/04/2016
Pais e Alunos

Confira dez dicas para você se dar bem na hora de fazer uma redação

Ser objetivo e ter o domínio da Língua Portuguesa é essencial para um ótimo texto

Nada deixa os alunos mais preocupados numa prova do que a hora de fazer a redação. Seja pelo tema, geralmente divulgado apenas no momento da avaliação, ou pelo pouco tempo para pensar e escrever o texto.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entretanto, existem alguns truques que podem ajudar os alunos a relaxar e fazer uma ótima redação. A Educação selecionou alguns deles, por meio do site Canal do Ensino. Confira:

1) Domínio da Língua Portuguesa: antes de sentar na mesa para fazer uma redação, é essencial que o estudante tenha o domínio completo de todos os conceitos e regras que envolvem a gramática: concordância verbal e nominal, emprego de conjunções, regência, crase e pontuação e por aí vai.

Também é primordial que o aluno saiba tudo sobre o Novo Acordo Ortográfico, que entrou em vigor no dia 1º de janeiro. Saiba mais aqui.

2) Objetividade: o famoso termo “encher linguiça” não cabe em uma redação de vestibular, portanto, vá direto ao ponto, sem introduções longas nos parágrafos.

3) Mantenha a coerência: além da objetividade, uma boa redação se destaca pela coerência. O texto precisa apresentar ideias em ordem e argumentos que justifiquem o que você está dizendo sobre o tema proposto.

4) Cuidado com o vocabulário: deixe de lado gírias, provérbios, ditados e, em circunstância alguma, utilize palavrões.

5) Caligrafia: além de um bom texto, os professores que vão corrigir sua redação irão analisar sua caligrafia, ou seja, a legibilidade de sua letra. Caso eles não entendam, você pode perder pontos na nota da redação. 

6) Sem repetições: tente evitar palavras repetidas no mesmo parágrafo. Isso deixa o texto fraco.

7) Se são 30 linhas, então respeite as 30 linhas: não importa se o seu texto está perfeito. O corretor sempre irá avaliar a quantidade de linhas em que você desenvolveu seu argumento. Se ultrapassar o limite imposto pelos organizadores do vestibular, você poderá perder pontos. Portanto, tome cuidado.

8) Estrutura da redação: uma boa redação é dividida em três tópicos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Se você conseguir desenvolvê-los em quatro parágrafos, então sua redação tem tudo para ser uma das melhores da sala de aula.

9) Leia e releia livros: para fazer um texto de sucesso, você precisa carregar referências de leitura. Por isso, ler muitos livros, seja de qual gênero for, é importante. Isso ajuda a enriquecer seu conhecimento e vocabulário.

10) Releia o texto escrito: antes de entregar a redação, leia e até releia o texto que você escreveu para evitar que alguma palavra escrita de forma errada ou pontuação indevida possa passar.