• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 18/01/2017
Ensino Médio

Está em busca do primeiro emprego? Confira dicas para o currículo!

Separamos cinco dias que vão te ajudar a preparar o documento

A procura pelo primeiro emprego nem sempre é uma tarefa fácil, e estar preparado faz toda a diferença. Pensando nisso, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo resolveu auxiliar os alunos que pretendem ingressar no mercado de trabalho, ao enumerar cinco passos para criar um currículo melhor estruturado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O Currículo é o documento que contém os dados biográficos e os relativos à formação, conhecimentos e experiência profissional de uma pessoa. Em poucas palavras, o currículo serve para marketing pessoal, e pode ser a primeira impressão que o recrutador terá das pessoas que concorrem à vaga de trabalho.

Não existe uma fórmula exata de “melhor currículo”, mas alguns erros comuns precisam ser evitados, como a apresentação de um documento muito grande com erros de português e informações desnecessárias. Saiba como preparar seu CV (Curriculum Vitae) com as dicas abaixo, e boa sorte na entrevista!

1 – Cabeçalho ou topo
É o espaço destinado aos dados pessoais e contatos atualizados, para que a empresa interessada não tenha dificuldades para entrar em contato com você. Atenção! Números de documentos são desnecessários.

2 – Objetivo
Indique ao recrutador em qual área da empresa você pretende trabalhar. Evite o descarte do seu currículo à primeira vista, por exemplo, nunca o envie para uma vaga X se a sua intenção é Y. Para que esse erro não aconteça, basta analisar a vaga e editar o documento, assim você será específico, e as chances de ser convidado para uma entrevista aumentarão.

3 – Formação Acadêmica
É aqui que você deve colocar o curso que está matriculado. Coloque o nome da escola e a data de conclusão e/ou o ano que está cursando. 

4 – Experiência Profissional
Chegou a hora de se vender, de contar ao recrutador o que você sabe fazer e como poderá ser útil para a equipe, mesmo que essa seja sua primeira oportunidade de trabalho. Esclareça suas habilidades! 

5 – Informações Adicionais
Sempre existe alguma informação que a pessoa julgue necessária, mas que não se encaixa nos campos sugeridos acima. Caso o pretendente à vaga desempenhe algum tipo de atividade voluntária em alguma instituição, esse é o campo ideal para relatar ao recrutador. No geral, os voluntários são vistos como pessoas que vestem a camisa da empresa.