• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 09/08/2013
Pais e Alunos

Confira dicas para se prevenir contra o tempo seco em SP

Se hidratar e praticar exercícios moderadamente são alguns dos cuidados

A baixa umidade relativa do ar que tem afetado o Estado de São Paulo pode ocasionar problemas de saúde, como ardência e irritação nos olhos e garganta, tosse seca ou “cheia” e boca seca, podendo evoluir para casos mais graves em pessoas que já tenham alguma doença crônica, como asma, causando crises de tosse e o agravamento da doença.

Para ajudar na prevenção, a Secretaria da Educação do Estado listou os cuidados principais para alunos e professores em dias de tempo seco. Entre as dicas estão usar roupas leves, beber água com frequência, optar por uma alimentação saudável e praticar exercícios.

Para o bem-estar dos 4,3 milhões de estudantes da rede, os educadores, principalmente os professores de educação física, sempre são orientados a realizarem as atividades no início da manhã ou no fim do dia, para evitar os horários mais afetados pelas baixas taxas de umidade, inferior a 30%.

Não há necessidade, contudo, de suspender as aulas de educação física. Podem ser desenvolvidas atividades físicas moderadas ou jogos de recreação. Porém, nesses casos, fazer pausas durante as atividades físicas e reforçar junto aos alunos a importância da hidratação regular são recomendações.

Os alunos também podem, por exemplo, pesquisar sobre modalidades do esporte ou usar os jogos de tabuleiro, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Equipe Curricular de Educação Física da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica (CGEB) da Secretaria.