A Escola Que Queremos

#Professor: confira dicas para tornar sua aula mais criativa

Um professor criativo consegue atrair os alunos para os estudos de mais facilmente

ter, 05.09.2017

A bem da verdade, nem sempre os estudantes prestam atenção em 100% das aulas. Pode ser que a matéria do momento não seja a preferida, ou então a criança e o adolescente estão com o pensamento bem longe da escola. Mas, professores, já pararam para pensar que a criatividade de vocês pode ser grande aliada na hora de trazer o educando para perto? Então, a Educação agora traz alguns tópicos que podem ajuda-los a usar toda essa criatividade que nós sabemos que vocês têm! 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Um professor criativo sempre busca diferentes estratégias para motivar o aluno. mantendo o foco nos estudantes para que eles se tornem parte viva da aula e sejam os protagonistas, não apenas espectadores. Os jogos educativos e atividades lúdicas são grandes aliados nesse processo.  

Outra dica importante é que, sempre ao iniciar um novo conteúdo, o faça de maneira diferente. Por exemplo, você dá aulas de Matemática e sempre começa com a introdução e aos poucos vai construindo o resultado de uma determinada questão. Que tal, então, começar com a questão mais complexa possível e, depois, passo a passo, ir mostrando cada etapa necessária para chegar ao resultado esperado?

Periodicamente, você também pode mudar a disposição das cadeiras e mesas na sala de aula, pode trocar os alunos de lugar, o que irá determinar novas interações entre os estudantes. Num determinado dia, experimente levar todos os alunos para uma aula ao ar livre. Explore cartazes, vídeos, filmes e até a internet, com a ajuda do Currículo+, por exemplo.

Se depois de todas essas novas formas de lecionar você sentir que está deixando a criatividade acabar, converse com seus colegas de trabalho. Procure saber deles o que é possível fazer para continuar alimentando o interesse dos alunos. 

Tente escutar os alunos também. Saiba o que eles têm em mente para que a aula se torne mais agradável e a matéria mais interessante. Quanto mais você deixar claro que está ali porque gosta e por se interessar com o futuro dos alunos, mais eles se empenharão em fazer do ambiente escolar algo aprazível.