sexta-feira, 21/06/2013
Sociedade

Fique por dentro: 10 dicas para preservar sua saúde na temporada de baixas temperaturas

O inverno começou e o Portal da Educação separou sugestões para o seu bem-estar na temporada

Acordar cedo, abandonar o cobertor e seguir para escola durante o inverno é mesmo um desafio. As baixas temperaturas aumentam a vontade de ficar em casa, protegido do frio e são um convite para degustar um bom chocolate quente.

O inverno chegou e promete ser rigoroso. O período exige atenção redobrada. Conhece os cuidados necessários para garantir a qualidade vida nesta época do ano? Então, leia as dicas do Portal da Educação para garantir o seu bem-estar e da sua família.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

1. Use soro! Para evitar irritações da pele e mucosas, se possível, umidifique os locais onde permanecerá por mais tempo. Caso não consiga, adote o uso do soro fisiológico, pingue nas narinas três ou quatro vezes ao dia.

2. Mexa-se! Aproveite os períodos em que o sol está mais quente para fazer atividades físicas, antes das 11h e depois das 16h.

3. Seu filho ficou doente? Opte por consultar um pediatra ao seguir para um pronto-socorro. No hospital há um número maior de doentes que poderão transmitir doenças contagiosas.

4. Na mochila. Nas escolas há um fluxo muito grande de pessoas e não dá para saber quem está gripado ou não. Para proteger seu filho, mantenha nas mochilas kits de higiene, com lenços descartáveis para higienização do nariz e álcool em gel para desinfetar as mãos.

5. É proibido fumar! Fuja dos fumantes! A fumaça do cigarro prejudica o funcionamento das vias respiratórias, favorecendo o contagio de doenças.

6. Atualize o cartão de vacina. Consulte um posto de saúde para saber se há alguma dose que ainda precisa ser aplicada, o serviço é gratuito.

7. Sem bactérias! Abra as janelas e limpe sempre os ambientes que permanecer por mais tempo. Bichinhos de pelúcia, almofadas, tapetes e cortinas acumulam pó, o que favorece a ploriferação de ácaros, os vilões causadores de alergias respiratórias.

8. Banho é bom! Para tornar o banho mais agradável no frio, evite demorar muito no chuveiro e escolha um período em que o dia está mais quente.

9. Lá vem a chuva. Como nunca se sabe a hora que a chuva vai cair, leve sempre com você um guarda-chuva ou capa de chuva, assim, sempre não será pego de surpresa.

10. Cuide do seu casaco. As baixas temperaturas obrigam o uso daquelas roupas que ficam no fundo do armário por um bom tempo. Higienize as roupas de inverno antes de vesti-las, assim evitará o contato com ácaros.