• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 27/07/2015
Pais e Alunos

Conheça 5 dicas para aprender matemática de forma divertida

Equipe de professores da Educação reuniu atividades simples do dia a dia para ensinar cálculos

A equipe curricular de matemática da Educação reuniu uma série de atividades para aproximar crianças e jovens dos cálculos. O objetivo é que eles aproveitem situações como ir à feira, preparar um almoço ou mesmo assistir um filme, tudo para aprender mais sobre a matemática.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A Educação adotou o programa pedagógico EMAI, para os Anos Iniciais, e orienta os docentes sobre uma nova metodologia para abordar os números e as operações matemáticas a uma geração que já nasce em contato com computadores, televisões e diversos outros aparelhos eletrônicos. Na rede estadual, a matemática é conteúdo obrigatório a partir do 1º ano do Ensino Fundamental.

Atividades                          

Feira e supermercado

Na hora de ir ao mercado ou à feira livre leve junto caderno e lápis. A ideia é que eles façam anotações e ajudem a comparar os preços dos produtos. O ambiente também é ideal para ensinar a leitura de quilogramas, litros e metros. Deixei que ele veja o resultado na balança, por exemplo. No caixa, se o pagamento for em dinheiro, peça a crianças para conferir o troco.

Cinema e música

Alguns filmes também trazem a Matemática como tema central. É o caso de Mentes que BrilhamA Corrente do Bem Uma Mente Brilhante. Esse último narra a vida do famoso matemático John Forbes Nash. A disciplina também foi citada em música: Aula de Matemática, de Tom Jobim e Os Números, de Raul Seixas.

Esportes

Para os amantes de esporte, o futebol é uma ótima fonte de aprendizado da Matemática. Sugestões não faltam. Sugira um pesquisa sobre as dimensões da área do campo, a velocidade da bola, os quilômetros percorridos por cada time, a capacidade limite das arquibancadas, entre outros pontos.

Cozinha

Se a criança gosta de se aventurar na cozinha, a dica é colocar a mão na massa. Para não errar e fazer uma receita deliciosa, explique a importância das frações e medidas. É possível também conduzir a leitura dos rótulos e checar a quantidade (em porcentagem) de sódio, açúcar, calorias, gordura e por aí vai.