• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 25/07/2016
Ensino Fundamental

Conheça a escola da rede Anne Frank que carrega em seu nome uma importante história

Livros e quadros sobre a história da jovem judia compõem a unidade escolar

A E.E.Anne Frank, localizada no bairro Jardim Santo Onofre, que atende alunos do Ensino Fundamental, carrega o nome da menina judia, que durante a Segunda Guerra Mundial, teve de se esconder dos nazistas junto com sete pessoas num esconderijo, que ficou conhecido como Anexo Secreto.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

– Confira aqui outros personagens que dão nome às escolas da rede

Na unidade escolar, quadros e livros sobre a história da jovem, que durante o tempo em que ficou escondida escreveu um diário, que se tornou um clássico mundial, sobre os acontecimentos no Anexo Secreto e também sobre si mesma, estão por todo lugar. “Nós temos uma parceria com a Confederação Israelita do Brasil (Conib) e eles fazem um trabalho com redações sobre a Anne. Em cima desse trabalho nós aproveitamos e disseminamos a história para outras disciplinas como História, Artes, entre outras”, explica Maria Cristina Diniz Nunes, diretora da unidade escolar. 

O famoso Diário de Anne Frank, publicado em 25 de junho de 1947 na Holanda, também é trabalhado com os alunos pela professora de Língua Portuguesa Michelle Francisco de Souza. “Eu separo alguns trechos e nós fazemos a leitura durante esse projeto, com o objetivo de destacar a importância da escrita e da leitura. Além disso, mostrando que mesmo na idade deles, é possível produzir um texto com qualidade”, explica. 

Inaugurada em junho de 1977, a escola conta com 14 salas de aula, diretoria, secretaria, salas de professores, de informática e de leitura.

Memória de grandes personalidades resgatada na rede estadual

Um levantamento feito pela Secretaria da Educação mostra que das cinco mil escolas estaduais do Estado de São Paulo, 3.113 possuem nomes de grandes personalidades do Brasil e do mundo. Desse número, 2.587 escolas têm nome de educadores, sendo 1.779 de professores e 805 de professoras. 

Também existe uma escola que leva o nome do famoso educador Paulo Freire, duas em homenagem à Anísio Teixeira, além de personalidades como Zumbi dos Palmares, Clarice Lispector, Adoniran Barbosa, entre outros.