• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 02/03/2017
Pais e Alunos

Conheça o Museu da Casa Brasileira

Exposições, debates e palestras sobre arquitetura levam o visitante direto para o século XVII

Dedicado às questões da morada pelo olhar da arquitetura e do design, o Museu da Casa Brasileira se tornou referência nacional e internacional por promover programas como o Prêmio Design MCB, concurso criado em 1986 com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, que resgata e preserva a memória sobre a diversidade de moradias do brasileiro.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A programação do MCB é extensa, e contempla exposições temporárias, debates, palestras e publicações que contextualizam o tema do museu. O espaço também é dedicado a duas mostras de longa duração: Coleção MCB e A Casa e a Cidade.

A instituição aposta em atividades de extensão educacional, com atenção a públicos especiais e no desenvolvimento de técnicas e material de suporte tanto para visitas orientadas quanto para audiência espontânea. Nas linhas a seguir você encontrará alguns motivos para conhecer o Museu da Casa Brasileira.

Carrilho da Graça: Lisboa

A exposição sobre um dos arquitetos portugueses mais relevantes da atualidade, João Luís Carrilho da Graça, tem a característica de priorizar o território e sua topografia como o suporte de suas obras, e é este olhar o principal foco da exposição Carrilho da Graça: Lisboa. A visitação acontece até 19 de março, com entrada gratuita.

Coleção MCB – Novas doações

A mostra apresenta a remodelação do acervo do museu, composto por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século XVII até os dias de hoje, e exibe ainda 87 peças inéditas recém-incorporadas ao acervo – que se juntam às outras 410 peças -, notadamente do período moderno brasileiro.

A casa e a cidade – Coleção Crespi-Prado

A exposição mostra o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu, construído entre 1942 e 1945, e sua inserção em um território da cidade que testemunhou grandes transformações urbanas na primeira metade do século 20. Os moradores originais da casa, o casal Renata Crespi e Fábio Prado, foram protagonistas nas transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade de São Paulo. Ex-prefeito de São Paulo (1934-1938), Fábio Prado permitiu a expansão da malha urbana rumo ao rio Pinheiros, atraindo a elite que começava a deixar o centro da cidade.

Pioneiros do Design Brasileiro: Anísio Campos

Responsável pela criação de mais de quinze automóveis entre 1960 e 2005, Anísio Campos se inspirou a desenhar um automóvel genuinamente nacional quando integrou o seleto grupo de pilotos profissionais que correram durante os anos 1950 e 1960.

O painel expositivo que compõe esta edição de Pioneiros do design brasileiro apresenta imagens e descrições dos automóveis projetados por Anísio, além de uma breve biografia do designer. No hall do Museu, estará exposto um modelo original do 828, produzido pela Dacon em 1982. Com apenas 2,70 m de comprimento, o carro antecipou em décadas a tendência de carros compactos.

Projeto Entre

Projeto de exploração do território feito em parceria entre MCB, Instituto Tomie Ohtake e o curso de design de móveis da Etec Guaracy Silveira na área entre as três instituições: a av. Faria Lima. O resultado das saídas investigativas será exposto em painéis no jardim do MCB, até fevereiro de 2017. A visitação acontece até 09 de março, com entrada gratuita.