segunda-feira, 28/05/2018

Copa do Mundo é tema de atividades em algumas escolas da rede

O campeonato mundial de futebol está sendo abordado nas aulas de História, Geografia e Português

Professores da rede estadual de ensino estão aproveitando o tema Copa do Mundo, que ocorrerá entre 14 de junho e 15 de julho, em suas disciplinas.

Na escola Valmar Lourenço Santiago, em São José dos Campos, o campeonato mundial de futebol está sendo abordado nas aulas de História e Geografia pelos professores Paulo Rogério Caminhas, de Educação Física, e Íris Ferreira Santos, de História e Geografia.

Na aula de Educação Física, o professor, que é colecionador de álbuns de figurinhas da Copa, propõe atividades ligadas a edição deste ano do álbum, morfologia dos atletas e função de cada um dentro do jogo.

“As aulas englobam questões que fazem parte da grade curricular, como: biótipo corporal, por exemplo. Analisando as figurinhas e demais informações de pesquisa, os alunos entendem o tipo físico de cada jogador, altura e peso recorrentes nos atletas de cada posição e a explicação para isso”, explica.

Outra atividade é o jogo “Super Trunfo” aplicada pela professora de Geografia . São 32 países participantes que serão representados por um aluno, que é o responsável por pesquisar informações e confeccionar materiais sobre o local.

Para Bruna Ramos de Almeida, da 1ª série do Ensino Médio “aprender se tornou mais divertido”. As informações que aprendem sobre cada país e cada cultura deixa o conteúdo das aulas mais atraentes e também ensina a respeitar, tanto o outro como aqueles que têm cultura diferente.

Na escola Keizo Ishihara, localizada na zona oeste de São Paulo, a professora de Ciências e Matemática, Luciana de Souza, participa de um projeto interdisciplinar com as turmas do 5º ano do Ensino Fundamental. Durante a disciplina de Matemática, os estudantes solucionam problemas sobre as coleções, figurinhas e jogos de futebol, como números e operações, sequência numérica, espaço e forma nas figuras geométricas que aparecem em cada bandeira.

Na aula de Geografia, os alunos aprendem os significados das bandeiras dos países, assim como sua localização. Já, em Língua Portuguesa, os jovens leram um texto sobre o gol feito descalço, pelo brasileiro Leônidas da Silva, na Copa do Mundo de 1938. Após a leitura, os alunos fizeram uma pequena discussão sobre a temática e lembraram outros lances importantes na história das Copas.

Os alunos estão montando também um álbum compartilhado.  “Todos podem colar e contribuir com a compra das figurinhas”, explica Luciana de Souza.

“Acredito que partindo de um tema de amplo interesse dos alunos, é possível conseguir recuperar os estudantes em defasagem, fazer com que eles entendam melhor a Matemática, sequência numérica, como contar e realizar operações numéricas”, explica.

Programação especial Museu do Futebol

O Museu do Futebol, em parceria com a Booking.Com, vai receber uma acomodação inspirada na Rússia, a partir do dia 31 de maio até 3 de junho.  O quarto será decorado com ícones e cores da cultura russa e com óculos de realidade virtual será possível visitar o país em uma ação interativa.

Mais informações aqui

“Estamos animados com essa novidade. É uma oportunidade de proporcionar ao público uma experiência inusitada no Museu, além de enfatizar que a paixão pelo futebol atravessa fronteiras e estimula o intercâmbio entre culturas”, explica o diretor executivo do Museu do Futebol, Eric Klug.