• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 19/12/2003
Últimas Notícias

Corais de Natal se apresentam nas escadarias da Secretaria de Estado da Educação

Os 33 integrantes do Coral da APAE de Salto animaram as dezenas de pessoas que transitaram pela Praça da  República, nesta sexta feira, às 12h15. O grupo de meninos “coristas” encantou […]

Os 33 integrantes do Coral da APAE de Salto animaram as dezenas de pessoas que transitaram pela Praça da  República, nesta sexta feira, às 12h15. O grupo de meninos “coristas” encantou a platéia com entusiasmo e emoção de estar se apresentando.

A programação dos “Corais de Natal” é parte integrante do programa “Escola da Família”, da Secretaria de Estado da Educação, e visa a integração de toda a comunidade durante o período natalino. A próxima apresentação ocorre às 16h30  com o Coral da EE Iijima, de Ferraz de Vasconcelos. Às 17h30 é a vez dos Alunos da EE Anecondes Alves Ferreira, de Diadema.  O Coral da Secretaria de Estado da Educação finalizará a série de apresentações que iniciaram em 1º de dezembro.

As pessoas  que passaram pela Praça da República e tiveram a oportunidade de assistir as apresentações, ficaram encantadas. “É muito agradável poder assistir um coral como este no centro de São Paulo, faz bem ao coração e à alma, afinal, estamos em um lugar considerado ‘estressante’. O coral relaxa e alivia os momentos de tensão que passamos no dia-a-dia”, comentou Roberta Martins, que passava pela praça quando se surpreendeu com o canto dos meninos.

Durante a apresentação dos coristas da APAE, a chefe de gabinete, Dra. Mariléa Nunes Vianna, e a coordenadora do programa de qualidade de vida, Nayme Saito, estavam entre os funcionários da Secretaria, que aproveitaram o horário de almoço para assistirem a apresentação dos alunos.

Para a fonoaudióloga Cintia Pinto, é importante a atuação dos “coristas” em eventos como este, já que é uma referência de inclusão social e auxilia na melhora da auto – estima. “Iniciativas como esta também ajudam no desenvolvimento da fala, da leitura e da escrita”, acrescentou. O público que assistiu se emocionou com as seis músicas, entre elas, Jingle Bell’, ‘Como é grande o meu amor por você’, ‘Velha Infância’ e ‘Anoiteceu’.   O aluno Alan de Andrade não tinha palavras para explicar a sensação de estar cantando. “Estou muito emocionado, não sei o que dizer, hoje é um dia muito importante para mim”, comentou.

No intervalo para a entrada do próximo coral da EE Iigina, a corista Jaqueline Marques Oliveira, estudante do 3º ano do Ensino Médio, explica sua emoção em poder levar cultura às pessoas através das apresentações dos corais.” É muito gratificante fazer parte de um grupo de coral  de escola pública com este porte”, comentou. O grupo é formado por 22 coristas (sete meninos e 15 meninas), pianista, regente e professor de canto. Todos estarão a postos daqui a pouco, vestidos com becas azuis e brancas, nas escadarias vermelhas da Secretaria de Educação.

O “Coral de Natal” parte do pressuposto de que a música é uma linguagem universal, uma ferramenta importante no desenvolvimento cultural, emocional e intelectual dos jovens para a integração e a união de toda a sociedade.

Paola Martins