• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/08/2017
Boas Práticas

Criação de foguetes leva alunos da rede ao Rio de Janeiro

Quarenta e quatro estudantes vão representar o estado na XII Jornada Brasileira de Foguetes

Quarenta e quatro alunos de escolas estaduais de São Paulo vão representar a rede na XII Jornada Brasileira de Foguetes. Entre 23 e 26 de outubro, uma fazenda em Barra de Piraí, no interior do Rio de Janeiro, será local para lançamento e apresentação de pequenos projéteis criados por estudantes do Ensino Médio de todo o País. Foram classificadas para a etapa as equipes que ultrapassaram os 120 metros de distância na 11ª Mostra Brasileira de Foguetes, realizada em maio.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre as unidades classificadas para o desafio, a E.E. Prefeito Nestor de Camargo chega em 2017 à terceira participação. A escola esteve em 2014 e no ano passado, quando terminou no top 10 e foi a única finalista da rede pública. Quem comanda a equipe é o professor de Física e Química Daniel Nascimento. A construção dos foguetes é tema da disciplina eletiva ministrada no primeiro semestre. Dos 22 alunos matriculados, três deles estão na Jornada.

Em outubro, os alunos da Nestor apostam em um projeto mais arrojado. O foguete ganhou um sistema de vedação melhor e plástico mais resistentes (obtidos de garrafas retornáveis). “Ao mesmo em que produzem e lançam os projéteis, os estudantes conceitos da Física como aerodinâmica e termodinâmica, lei da ação e reação de Newton, pressão de gases em sistema fechado e expansão de gases com absorção de energia. Em Química, eles podem aplicar a reação entre bicarbonato e ácido na produção de um gás, que aprendem nas minhas aulas”, ensina o professor Daniel Nascimento.

Desta vez, além do lançamento, os jurados darão notas para: foguete (acabamento, originalidade, aerodinâmica, tamanho das aletas); base (segurança, originalidade, robustez, manômetro, estabilidade, gatilho, válvula de aborto) e apresentação da equipe (envolvimento dos alunos, clareza, detalhes). A Jornada é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira.

Confira abaixo as escolas com alunos participantes na Jornada:

Escola Estadual

Cidade

Professora Ornella Rita Ferrari Sacilotto

Americana

Prefeito Nestor de Camargo

Barueri

Elvira de Pardo Meo Muraro

Campinas

Colonia dos Pescadores

Caraguatatuba

Antônio de Almeida Prado

Iepê

Professora Leda Felici Ferreira

Itapecerica da Serra

Professora Priscila de Fátima Pinto

Itu

Lucia Silva de Assumpção

Pirapozinho

Fernando Costa

Presidente Prudente

Papa João Paulo II

Ribeirão Branco

Nelson Fernandes

Santa Rita do Passa Quatro

Doutor Oscar de Barros Serra Doria

São José do Rio Preto

Professor Nelson do Nascimento Monteiro

São José dos Campos

Professor Francisco de Oliveira Faraco

São Manuel

David Zeiger

São Paulo

José Franco Craveiro

Socorro