• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 22/12/2014
Boas Práticas

Crianças resgatam tradições e valores do Natal em cartinhas para o Papai Noel

Os pequenos escritores aprenderam a importância de desejar o bem ao próximo

Debruçados sobre a mesa, os alunos dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da E.E. Professor Camilo Faustino de Mello, situada em Mogi das Cruzes, começam a escrever suas cartinhas para o Papai Noel.

Aos poucos, as folhas de caderno decoradas são ocupadas pelo colorido das canetas e glitter. Pensativos, eles traduzem os sonhos que cultivam na mente e coração. Aqui, o ato de escrever ultrapassa o significado de atividade curricular e assume o papel de exercício da cidadania.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Heloísa Santos Cavalcanti de Gois é autora da cartinha que comoveu a sala de aula. O pedido extenso de duas páginas fugiu do padrão. Ela não pediu brinquedos ou algo para si. Seu desejo é ver a alegria de todos nessa data especial. “Bens materiais não são muito importantes. Para a gente viver, precisamos de paz e saúde”, diz com um sorriso no rosto.

A atividade é orientada pelas professoras dos Anos Iniciais que se baseiam no programa Ler e Escrever, da Educação, para trabalhar as competências leitora e escrita de forma divertida. Os profissionais se surpreendem com o resultado expressado pelos alunos.

“Olhando pra eles a gente tem certeza que o mundo está em boas mãos. Lendo cartas como a da Heloísa, temos muita esperança de um mundo melhor”, fala Nadia Elui Bacci, professora-coordenadora do Núcleo Pedagógico dos Anos Iniciais, na Diretoria de Ensino de Mogi das Cruzes.

Ação articulada

O programa Ler e Escrever, voltado para os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, é um conjunto de ações articuladas que inclui formação, acompanhamento, elaboração e distribuição de materiais pedagógicos e outros subsídios. Sua meta é garantir a aquisição da escrita alfabética e das competências necessárias para que as crianças possam adequar seu discurso oral e escrito as diferentes situações comunicativas.

coral_leste_1890