• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 06/05/2015
Evesp

Cursos realizados pela Evesp são divulgados no 1º Congresso de Educação Digital

São Paulo é primeiro Estado a criar uma escola virtual

Cursos realizados pela Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP) foram divulgados durante o 1º Congresso de Educação Digital, realizado pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomércio).

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O evento contou a presença de diversos especialistas das áreas de TI, educação, psicologia e direito. A Secretaria da Educação foi representada pela coordenadora da Evesp, Ana Carolina Lafemina. “São Paulo foi o primeiro Estado da Federação a criar uma escolar virtual para alunos e ex-alunos. E também é a primeira da rede pública”, conta.

A coordenadora participou do painel “Cases Públicas de Inclusão Digital”, ao lado do secretário adjunto da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, Cid Torquato. Na ocasião, foi possível apresentar alguns cursos disponíveis para os alunos da rede estadual de ensino e como o trabalho é realizado. A escola virtual contempla programas educacionais regulares, especiais e de capacitação.

“Foi muito enriquecedor mostrar o trabalho da Evesp, apresentar esse case de sucesso totalmente inovador e pioneiro no País”, conta Lafemina.

Confira alguns cursos oferecidos pela Evesp: 

Defesa Civil – A Aventura

Na época de férias, o litoral é um dos destinos favoritos dos turistas. Você sabe como se prevenir de afogamentos no mar? O game “Defesa Civil – A Aventura” traz dicas como essas, além de explicações sobre mudanças climáticas típicas do verão, como a baixa umidade do ar e os perigos que isso traz à população.

Ao todo, são nove módulos. Em todas as etapas há premiações com medalhas indicando o aproveitamento de cada jogador e instruções de como melhorar o rendimento. Recebe o certificado final aquele que concluir todas as fases. Para acessar a plataforma, basta digitar o registro do aluno (R.A.). 

Pré-universitário

Os estudantes do Ensino Médio das escolas estaduais e também da Educação de Jovens e Adultos (EJA), podem se inscrever para o curso pré-vestibular online. Os vestibulandos podem fazer simulados virtuais e estudar o conteúdo com questões baseadas nas últimas provas do Enem e Fuvest. Faça aqui sua inscrição!

LIBRAS Online

O curso de LIBRAS Online inovou a política inclusiva e transformou as aulas online em um jogo virtual. O curso inclui 16 episódios e disponibiliza recursos de acessibilidade, vídeos com audiodescrição e também janelas em LIBRAS. Os estudantes são conduzidos por avatares em 3D que simulam cenas em sala de aula, no shopping e restaurante. A ferramenta conta ainda com games e um glossário que reproduz os sinais aprendidos em cada módulo.

Ex-alunos da rede também tem acesso

Além dos estudantes matriculados neste ano na rede, os egressos também podem participar do programa. Aqueles não tiverem a sequência numérica podem enviar e-mail para escola ou para a Diretoria de Ensino e fazer a solicitação. Por meio do nome completo e RG, a equipe do Núcleo de Vida Escolar irá validar o cadastro do aluno no sistema manualmente.