• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 19/02/2015
Boas Práticas

Dança é usada por professor-mediador para ensinar culturas de países da América Latina

Educador diversifica os ritmos ensinados aos alunos em projeto que funciona no contraturno das aulas

Fora da E.E. Professor Antônio Cândido Correa Guimarães Filho, na zona oeste da capital paulista, o professor-mediador Fernando Tolentino se despoja dos diários e livros para exercer o ofício de professor de dança.

Com o objetivo de estimular os alunos a descobrirem suas habilidades artísticas, ele incorporou o seu talento à escola e, uma vez por semana, as sextas-feiras, ensina dança na quadra da unidade.

As aulas acontecem no contraturno. Às 12h os alunos já aguardam o educador para dar os primeiros passos. Sabrina Rodrigues, estudante do Ensino Médio, participa do projeto há um ano, onde obteve o primeiro contato com os ritmos que aprendeu. “Eu achava que dança de salão era algo para pessoas mais velhas”, diz. Samba rock e sertanejo são alguns dos estilos que ela ensaiou e até apresentou em um evento no qual a escola foi convidada para participar em uma universidade da região. “Foi muito gratificante ver as pessoas sorrindo e dançando junto com nosso grupo”.

Por meio da dança, Fernando também levou os alunos a uma viajem transcultural ao inserir no projeto ritmos latinos. “Eles conhecem bem o funk, axé e pagode, estilos populares no Brasil. Elevei o nível ao apresentar estilos predominantes em países da América Latina, como a salsa, tango e o merengue. São ritmos que eles nunca imaginaram que poderiam dançar e isso os leva a pesquisar a origem e história de cada país”, explica o docente. 

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Professores mediadores

Os professores mediadores são responsáveis pelo combate aos conflitos nas escolas e aproximação da comunidade. Nos últimos três anos, a presença destes educadores mais do que dobrou nas escolas estaduais. Um levantamento feito pela Educação mostrou que a atuação destes educadores é aprovada por mais de 90% das unidades de ensino por interferirem de foram positiva na rotina escolar.