sexta-feira, 02/09/2016
Pais e Alunos

Desafio cultural encoraja crianças e jovens a transformarem suas comunidades

“Criativos da Escola” recebe inscrições até 15 de outubro; todos os alunos da rede podem participar

Para estimular e encorajar o protagonismo juvenil, o Desafio Criativos da Escola seleciona e premia projetos que estão contribuindo com soluções criativas de transformação socioambiental. Educadores e alunos do Ensino Fundamental I, II e Médio podem se inscrever com suas ideias inovadoras. Clique aqui para fazer sua inscrição.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

As inscrições podem ser feitas até 15 de outubro. Podem participar equipes formadas por pelo menos três alunos, orientada por até dois educadores, com projetos que transformaram além dos muros da escola, alinhados a critérios como protagonismo, impacto social, empatia e trabalho em equipe.

– Veja aqui o regulamento completo

Ao todo, serão premiados os 10 projetos de todo o Brasil que mais se destacarem. As duas equipes vencedoras ganharão uma viagem para Salvador, além de R$ 500 para os dois educadores representantes de cada equipe e R$ 2 mil para a escola celebrar a conquista ou investir no projeto.

A iniciativa do Instituo Alana faz parte do Design for Change, movimento global que surgiu na Índia e está presente em 35 países, inspirando mais de 25 milhões de crianças e jovens ao redor do mundo.

Estudantes já realizam ações sustentáveis em suas escolas

É comum perceber, entre os estudantes da rede, um compromisso cada vez mais constante com a sustentabilidade. E foi pensando em contribuir com essa causa que alunos e professores da E.E. Professor Mario Manoel Dantas de Aquino, de Suzano, tiveram a ideia de revitalizar espaços da escola que não estavam sendo utilizados com o plantio de árvores frutíferas. A ação aconteceu durante a Semana do Meio Ambiente, comemorada em junho.