• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 06/11/2017
Ensino Fundamental

Desafios Sustentáveis: aberta votação online para eleger o melhor aplicativo

Prazo para a escolha dos melhores apps criados por alunos segue até próximo dia 20; vídeos mais votados serão premiados com notebooks

Está aberta a votação online para eleger a melhor ideia de aplicativo desenvolvido por estudantes da rede para a conservação e preservação dos biomas paulistas. Até 20 de novembro, toda a comunidade escolar é convidada a conhecer e votar no melhor app do concurso “Desafios Sustentáveis – Biomas do Estado de São Paulo”, iniciativa da Secretaria da Educação, em parceria com o Google e a Microsoft.

– Clique, conheça e vote no seu app favorito 

No geral, os apps se enquadram em 3 tipos: informativo, jogo e radar de queimadas. No informativo, os estudantes apresentaram detalhes sobre os biomas do estado de São de Paulo e maneiras de preservação. Em jogos, a ideia foi promover algumas dinâmicas conscientes, como “lugar de lixo é no lixo”. E, para queimadas, há opção para enviar alertas de queimada e focos de incêndio.

São 10 finalistas que representam escolas de Adamantina, Barretos, Catanduva, Jacarei, Miracatu, Mogi das Cruzes, capital, São João da Boa Vista e Taquaritinga.Veja relação de finalistas

Para a escolha dos apps finalistas, especialistas avaliaram a pertinência entre o aplicativo e o tema proposto, qualidade, criatividade e originalidade; implantação da ideia, especialmente quanto a experiência do usuário, facilidade de uso, design e funcionalidades; o impacto na comunidade escolar e o potencial de promoção de atuação conjunta entre sociedade e Estado.

Os alunos responsáveis pelos três aplicativos mais votados levarão para casa notebooks. Os vencedores serão conhecidos até 24 de novembro.

Sobre o concurso

Para chegar à fase final do concurso, os aplicativos precisavam ser baseados em cinco temas geradores, que são: biodiversidade, água, energia, consumo e resíduos. A proposta é que os estudantes pudessem criar o protótipo a partir de uma problemática de seu cotidiano ou do entorno da escola em que estão matriculados, com ajuda da comunidade escolar. O reconhecimento dos biomas faz parte do currículo oficial do Estado para as aulas de geografia a partir do Ensino Fundamental.