quinta-feira, 31/08/2017
A Escola Que Queremos

#DesafiosMatemáticos: prazo para envio dos projetos às Diretorias de Ensino termina nesta quinta (31)

Com isso, nova etapa será iniciada; dirigentes devem participar de vioconferência para sanar dúvidas

A Fase Escola dos Desafios Matemáticos 2017 termina nessa quinta (31). Portanto, as 974 escolas da rede estadual inscritas no concurso devem enviar seus desafios às respectivas Diretorias de Ensino. A partir de amanhã (1º), a DE poderá encaminhar os projetos à Equipe Curricular de Matemática – CGEB/CEFAF, por meio do preenchimento de uma planilha eletrônica. O link será informado por meio do Boletim CGEB, diretamente às Diretorias.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Uma videoconferência deve acontecer em 13 de setembro, das 9h as 10h30, para conversar com as Diretorias de Ensino. A intenção é acompanhar e orientar sobre eventuais dúvidas e/ou encaminhamentos nesta fase.

O objetivo do “Desafios Matemáticos” é estimular o raciocínio lógico matemático, nos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, por meio de uma atividade motivadora inserida em um contexto significativo e que permita potencializar o desenvolvimento das habilidades cognitivas estruturantes, por intermédio da proposição e resolução de desafios matemáticos em situações colaborativas.

Regras da fase escola

A “fase escola”, que tem a data limite de 31 de agosto, impõe algumas regras a serem obedecidas. Caso existam mais de uma turma do mesmo ano/série, os Desafios classificados deverão ser apresentados no turno (manhã, tarde, noite), no qual a equipe frequenta, em seus respectivos anos/séries. A apresentação deverá ser realizada de acordo com a organização interna estabelecida pela unidade escolar e por meio da Comissão Responsável da Escola.

A Comissão de Avaliação da Escola, de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos neste regulamento classificará apenas um Desafio Matemático entre as turmas de 6º e 7º Anos, um outro do 8º e 9º Anos do Ensino Fundamental e mais outro de 1ª, 2ª e 3ª Séries do Ensino Médio, para representar os respectivos segmentos (6º/7ºAnos), (8º/9ºAnos) e (Ensino Médio).

Fase Diretoria de Ensino

Nesta fase, o PCNP de Matemática receberá os desafios em arquivos (.PDF) via e-mail institucional do Núcleo Pedagógico. Caso não haja PCNP de Matemática na D.E., o responsável imediato será o Diretor do Núcleo Pedagógico.

Na Diretoria de Ensino deverá ser constituída uma Comissão de Avaliação composta por cinco PCNP, mediados pelo Diretor do Núcleo Pedagógico, que analisarão todos os arquivos encaminhados. A Comissão da DE deverá classificar dois Desafios Matemáticos (1 do EF e 1 do EM) de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos nos Requisitos para Construção, apresentados no Anexo II, que representará a Diretoria Regional de Ensino na Fase Estadual.

A Comissão da Diretoria de Ensino deverá encaminhar à Comissão Gestora pelo Projeto na SEE-SP, até o dia 20 de outubro, os dois desafios selecionados (1 do Fundamental e 1 do Médio) para o seguinte e-mail: demat-seesp@hotmail.com.